Cidade

SERVIÇOS

Rede de água tratada chegará para cerca de 600 famílias na Vila Nova Conquista

Comunidade foi recém regularizada pela Prefeitura de Teresina e agora ganha obra para regularização do abastecimento de água.

Redação

Segunda - 04/05/2020 às 13:05



Foto: Ascom Implantação da rede de distribuição
Implantação da rede de distribuição

Ciente da importância da água tratada na prevenção ao coronavírus, a Águas de Teresina vem dando sequência ao plano de implantação da rede de distribuição em áreas recém regularizadas pela Prefeitura. Na Vila Nova Conquista, na zona Leste da capital, os trabalhos já iniciaram e vão beneficiar aproximadamente 600 famílias que vivem na comunidade. O investimento é de mais de R$ 2,2 milhões.

Para quem chegou ainda no início da ocupação e acompanhou todo o processo até a Vila se consolidar como área regular, o momento agora é de grande expectativa para que a água possa chegar às torneiras sem desperdício e com a qualidade garantida. Hoje, as famílias têm o abastecimento por meio de redes irregulares que, por onde passam, vão deixando vazamentos.

“Já são nove anos da Vila Nova Conquista e agora podemos comemorar essa vitória que é poder ter a nossa rede de abastecimento regular. Vamos poder andar de cabeças erguidas porque ninguém gosta de usar água de forma irregular. A expectativa é grande e a obra chega no momento ideal para nós”, fala Nazaré Pereira da Silva, moradora da vila e presidente da Associação de Moradores.

Serão implantados quase oito quilômetros de tubulação na Vila Nova Conquista e também os hidrômetros nas residências. Com isso, cada família poderá acompanhar o registro do seu consumo e evitar o uso desordenado da água.

Outras áreas beneficiadas

Mais de 28 mil teresinenses passaram a contar pela primeira vez com água tratada nas torneiras.  A Águas de Teresina implantou rede de água em ocupações consolidadas como Dilma Rousseff, Parque Vitória, Vila Leonel Brizola, Parque Eliane, Vila Nova Esperança, Padre Humberto, Terra Prometida e Dandara dos Cocais.

“Seguimos confiantes porque entendemos o impacto positivo das nossas ações na vida da população. Vamos continuar com a implantação de rede na medida que novas áreas forem regularizadas e a estimativa é que o número de pessoas atendidas nessas comunidades chegue a 35 mil moradores”, destaca Cleyson Jacomini, diretor-presidente da Águas de Teresina.

O atendimento a essas famílias é um dos marcos nas ações desempenhadas pela Águas de Teresina. A iniciativa conferiu à Aegea o Prêmio Cases de Sucesso em Água e Saneamento (ODS 6) 2019, da Rede Brasil do Pacto Global, da Organização da Nações Unidas (ONU).

Para garantir o abastecimento regular nessas comunidades, as obras contemplam implantação de novas redes, construção e revitalização de reservatórios, sistema de bombeamento, construção de adutoras e outros incrementos de vazão. Além do plano de redução de perdas, cujas ações incluem: correção de vazamentos, padronização das ligações, controle de pressão da água na rede, vistoria de irregularidades e automação do sistema de distribuição.

Fonte: Aguas de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: