Cidade

RESTRIÇÕES

Protocolo da saúde reduz celebrações religiosas durante a Semana Santa no Piauí

O protocolo sanitário foi organizado pela Secretária de Saúde

Quarta - 31/03/2021 às 09:05



Foto: Reprodução Igreja Matriz de União
Igreja Matriz de União

Os secretários de governo e saúde do Estado, Osmar Junior e Florentino Neto, assinaram uma portaria na segunda-feira (28), estabelecendo restrições sanitárias voltadas as atividades religiosas durante o período da Semana Santa. 

Segundo o documento, entre os dias 1º e 4 de abril, cada local de culto (templo, igreja, centro espírita, terreiro) poderá realizar apenas uma cerimônia religiosa diária presencial, com duração máxima de duas horas. Além disso,  as celebrações devem obedecer os 30% de público e respeitando o uso de máscara, distanciamento social e álcool em gel e não poderão ter duração superior a duas horas.

A Arquidiocese de Teresina também divulgou orientações com relação a esse período, como na celebração da Ceia do Senhor (Quinta-Feira Santa) não seja realizado o rito do lava-pés e nem a transladação do Santíssimo Sacramento, que após um breve momento de adoração deve ser conservado no tabernáculo como de costume.

Já na Paixão do Senhor (Sexta-Feira Santa) não acontecerá o tradicional beijo da Cruz. E na Solene Vigília Pascal (Sábado Santo), a quantidade de leituras deve ser reduzida, a fim de que não ultrapasse as duas horas de celebração estabelecidas através dos decretos governamentais. Todas as orientações podem ser conferidas na íntegra no site: http://arquidiocesedeteresina.org.br/.

VEJA MAIS:

Vacina da Pfizer é eficaz em adolescentes, apontam testes

Sesapi explica dinâmica da distribuição de vacinas aos municípios

Fonte: Da Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: