Cidade

TRISTEZA

Paciente morre no chão da UPA do Promorar em Teresina por falta de leito

O rapaz teria chegado nos braços de um familiar e foi encaminhado para a sala vermelha

Redação

Sexta - 19/03/2021 às 08:13



Foto: Foto: Reprodução/Redes Sociais Paciente morre no chão da UPA
Paciente morre no chão da UPA

Nesta quarta-feira (17), um paciente morreu no chão da UPA do Promorar por ausência de maca na Unidade de Pronto Atendimento do bairro Promorar, localizado na Zona Sul de Teresina. O homem teve uma parada cardiorespiratória e os médicos tentaram efetuar o processo de ressuscitação no chão, sem sucesso, a vítima morreu deitada no chão frio da UPA.

A Fundação Municipal de Saúde se manifestou por meio de nota, afirmando que o paciente foi encaminhado, assim que deu entrada na Unidade, para a sala vermelha e que enquanto uma equipe providenciava uma maca, os médicos fizeram todos os procedimentos para tentar salvar a vida do rapaz.

O órgão afirma ainda que a ausência de macas ocorre porque todas as salas da UPA estavam ocupadas inclusive os leitos extras e que pela gravidade em que o rapaz se encontrava não era possível interromper o processo de ressuscitação para colocá-lo em outro local.

Na quarta-feira (17), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) informou que atualmente 139 pessoas infectadas pelo coronavírus estão na fila de espera por leitos em todo o Piauí. A taxa de ocupação de leitos de UTI no Piauí está em 91% e a de enfermaria, 71%.

Confira a nota na íntegra:

A Upa do Promorar informa que o paciente em questão foi trazido para a sala vermelha nos braços por um familiar já em estado grave de parada cardiorespiratória, e foi recebido por um equipe de plantão que iniciou imediatamente o processo de reanimação enquanto era providenciada uma maca, pois todos os leitos da sala estavam ocupados inclusive leitos extras. Devido à gravidade da situação não era possível interromper o processo de ressuscitação cardíaca para mudá-lo de local. Foram usados todos os recursos possíveis para reanimação do paciente, no entanto ele já chegou à unidade em estado muito grave e veio a óbito.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: