Cidade

DENÚNCIA

OAB-PI pede intervenção do Parque Zoobotânico; Semar diz não ter sido notificada

Comissão da OAB-PI protocolou documento junto ao Ministério Público pedindo intervenção do parque zoobotânico

Valciãn Calixto

Terça - 26/11/2019 às 16:50



Foto: Reprodução/Instagram Espaços do Parque Zoobotânico de Teresina
Espaços do Parque Zoobotânico de Teresina

Nesta terça-feira (26), a Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da OAB-PI informou que irá protocolar ofício junto ao Ministério Público do Piauí (MP-PI), pedindo a interdição imediata do Parque Zoobotânico, localizado na zona Leste de Teresina.

Segundo a publicação da OAB-PI, os motivos para o pedido de interdição levam em conta a situação estrutural, abandono do parque e a falta de segurança.

“Depois de várias denúncias e de reportagens fomos verificar in loco a problemática. O parque encontra-se com bombas deterioradas, alguns animais já fugiram, jaulas danificadas e qualquer consumidor que chegue àquele parque e paga a taxa na entrada, tem direito à segurança, que deve ser garantida pelo poder público”, explica José Augusto, Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor.

O presidente explica que a preocupação da Comissão é zelar pelo serviço que deveria ser proporcionado pelo espaço. “Estamos oficiando ao Ministério Público e ao Ibama para que façam uma vistoria no parque e, diante de um laudo técnico, seja requerida sua intervenção”, afirma.

PROTEÇÃO E DEFESA DOS ANIMAIS

Há uma semana a lagoa do Zoobotânico secou devido um problema na bomba d’água ocasionando a fuga de animais. “Além disso, os abrigos dos animais estão quebrados, o ambulatório veterinário está abandonado, a casinha para a proteção dos macacos está sem cobertura, o que se tornará um problema ainda maior durante o período chuvoso”, explica a Presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB Piauí, Juliana Paz que também vistoriou o ambiente.

ALEPI

Ao saber da fuga dos animais devido o problema na bomba d'água do parque, os deputados estaduais Teresa Britto e Gustavo Neiva visitaram o espaço.

“Quero me solidarizar com a OAB e dizer que a situação do Parque Zoobotânico é calamitosa. E inclusive, fizemos uma conta, onde constatamos que o Parque arrecada cerca de quatro a cinco mil reais, por cada final de semana. E fomos informados que um funcionário da Secretaria do Meio Ambiente passa lá, no domingo à tarde e recolhe todo esse dinheiro, e nada fica para o Parque fazer a manutenção dos recintos”, disse na bancada da Assembleia Legislativa.

SEMAR

Em nota enviado ao Piauihoje.com, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) informa que ainda não foi notificada pelo Ministério Público e que possui planos para revitalizar o parque na capital.

A Semar está providenciando a contratação de empresa para melhorar as vias de acesso, a sinalização e as trilhas do Parque Zoobotânico de Teresina, incluindo melhorias no recinto dos animais.  Outro ponto que está sendo trabalhado no processo de revitalização do parque envolve a regularização da situação dos comerciantes, melhor fornecimento de energia, água e internet. Está sendo firmando um convênio com o Batalhão da Polícia Ambiental para que eles tenham uma base dentro do parque fazendo a segurança diuturnamente no local. A Semar reitera seu objetivo de fazer com que o Zoobotânico continue fazendo parte das memorias afetivas de muitos piauienses, tornando o parque cada vez mais agradável para todos os visitantes e comunidade.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: