Cidade

MP-PI inicia segundo módulo de projeto Reeducar e lança cartilha contra a violência à mulher

Neste encontro, foi abordado o tema: “O homem na atualidade: família, cultura e papéis sociais da mulher e do homem”,

Terça - 25/10/2016 às 20:10



Foto: R2 Ressocialização de homens envolvidos em situação de violência contra a mulher
Ressocialização de homens envolvidos em situação de violência contra a mulher

Com o intuito de promover a ressocialização de homens envolvidos em situação de violência contra a mulher e evitar a reincidência desses crimes, o Ministério Publico Estadual, por meio da 10ª Promotoria de Justiça, órgão de Execução do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), realizou, nesta terça-feira (25), o segundo módulo do “Projeto Reeducar: O homem no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher”.

Neste encontro, foi abordado o tema: “O homem na atualidade: família, cultura e papéis sociais da mulher e do homem”, trazendo uma desmistificação de aspectos construídos socialmente a respeito dos comportamentos e relações entre gêneros.

Para a promotora de Justiça Amparo Paz, integrante do NUPEVID, essa abordagem é fundamental para a conscientização dos participantes. “O que é historicamente construído pode ser historicamente desconstruído. É necessário fazer entender que a violência não é algo natural do ser humano, e sim construída ao longo do tempo por imposições sociais que devem ser combatidas”, afirma.

A psicóloga Cynara Veras destaca a importância da igualdade de gênero nas relações conjugais. “Sabendo que não há a necessidade de diferenciações de papéis sociais do homem e da mulher, evita-se uma distinção de poder, onde o homem tende a desejar ter um poder sobre a mulher e vice-versa. Existindo essa compreensão, dos deveres e das obrigações, o casal tende a ter um diálogo mais harmônico”.

Segundo o participante J.O.T.M, o projeto tem gerado bons resultados no seu cotidiano. “Eu vejo que vai melhorar ainda mais o meu relacionamento com minha esposa. Pois é preciso que exista uma mudança na sociedade por conta do alto índice de violência contra a mulher. Eu me sinto muito contente em participar deste grupo, que só tem a melhorar cada vez mais”, frisa o participante.


CARTILHA PAPO DE HOMEM 

Durante o encontro, também foi realizado o lançamento da cartilha Papo de Homem, desenvolvida pelo Nupevid, a fim de incentivar a participação de homens no processo de enfrentamento a violência contra a mulher. O procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, esteve presente e fez a entrega simbólica das cartilhas aos participantes do projeto.

Fonte: R2

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: