Cidade

EDUCAÇÃO

Movimento Volta às aulas Teresina ganha força em rede social

Causa pede a volta híbrida das aulas nas escolas públicas e particulares no Piauí

Jéssica Libânio e Cintia Lucas

Quarta - 18/11/2020 às 14:23



Foto: Foto: Instagram Movimento pede retorno das aulas presenciais na capital e em todo o estado
Movimento pede retorno das aulas presenciais na capital e em todo o estado

O Movimento Volta às Aulas Teresina, criado por pais de alunos da rede de ensino pública e particular, há uma semana em uma rede social, pede a volta às aulas nas escolas do Piauí, com enfoque em Teresina, de forma híbrida. A proposta é que os pais tenham a liberdade de escolher se os seus filhos vão estudar de modo remoto ou presencial de acordo com a necessidade de cada família. 

Em menos de 10 dias, a rede social do Movimento Volta às Aulas Teresina conseguiu mais de mil seguidores adeptos à causa. Nela, os apoiadores do Movimento também têm acesso a um abaixo assinado que possui até 746 assinaturas até o momento. 

Movimento já alcança mais de mil seguidores em rede social
Foto: Instagram

Ilara Madeira, mãe, servidora pública e uma das representantes do Movimento, explica que o Volta às aulas Teresina é apartidário e não quer obrigar ninguém a levar seus filhos às escolas durante a pandemia, porém quer o direito à educação presencial para as crianças autorizadas pelos pais a estudarem. Ela também comenta que algumas crianças estão correndo riscos por terem que ficar sozinhas em casa, pois muitos pais já retornaram ao trabalho presencial e não têm condições financeiras de pagar uma babá.

"Quando a gente explica que a nossa ideia é o sistema híbrido, a adesão aumenta mais. Eu não posso querer obrigar o pai de uma criança que tenha, por exemplo, crises respiratórias, e não ache conveniente que o filho retorne à escola a aderir o movimento. Da mesma forma, eu não devo obrigar a mãe de uma criança autista, que está em casa sofrendo pelo isolamento e quer voltar às aulas presenciais, a ficar com seu filho em casa. O nosso movimento é respeitar o outro. Volta quem quer, fica online quem quer'', diz Ilara.

A Prefeitura de Teresina informou que não há previsão de retorno das aulas presenciais nas escolas da capital. 

A secretaria estadual de Educação informou que há hoje, em todo o Piauí, dez mil alunos em sala de aula. Eles estão no terceiro ano do Ensino Médio e assistem aulas preparatórias para o Enem. Por enquanto, não há previsão de quando os alunos de outras séries voltarão a assistir aulas presenciais.

Nessa quarta, 18, o grupo de pais teria reunião com o candidato à prefeitura de Teresina, Kleber Montezuma, para apresentar a sua proposta de reabertura das escolas, mas o candidato não compareceu. A nova reunião foi remarcada para amanhã, 19. Ainda estão previstas, encontros com o outro candidato para cargo de prefeito da capital piauiense, Dr Pessoa, e com o governador do estado, Wellington Dias. 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: