Cidade

ATO

Manifestantes realizam ato contra nomeação e posse de novo reitor da UFPI

Protesto aconteceu nessa segunda,13, em frente a reitoria da universidade

Jéssica Libânio e Rafaela Leal

Segunda - 23/11/2020 às 12:01



Foto: Divulgação Ato é contra intervenção de Bolsonaro na universidade
Ato é contra intervenção de Bolsonaro na universidade

Na manhã dessa segunda-feira, 23, estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e demais manifestantes realizaram ato de protesto em frente ao prédio da reitoria da UFPI no Campus Ministro Petrônio Portella em Teresina.

O ato é contra a indicação e posse do novo reitor da universidade, Gildásio Guedes Fernandes, nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro na última quinta-feira, 19, no Diário Oficial da União para o mandato de quatro anos que começou no sábado, 20.

Gildásio Guedes Fernandes e o vice, Viriato Campelo, tiveram 4.499 votos de alunos, 219 votos de professores e 269 votos de servidores técnico-administrativos. Em segundo lugar na lista tríplice de nomeação, com 11 votos do Conselho Universitário, Gildásio Guedes Fernandes foi nomeado em vez do outro candidato a reitoria, André Macêdo, que era o primeiro lugar da lista tríplice e foi o mais votado na consulta acadêmica realizada e apurada no dia 12 de agosto desse ano.

Segundo a estudante de história e diretora de planejamento do Diretório Central dos Estudantes (DCE) UFPI, Thays Dias, havia cerca de 40 pessoas no ato manifesto. “O ato foi puxado pelo DCE e os centros acadêmicos. Também estava presente a União Estadual dos Estudantes do Piauí. Nós fomos até a recepção e fomos recebidos pelos seguranças, em nenhum momento o reitor interventor veio dialogar com a gente”, disse.

Ainda de acordo com Thays, este é o primeiro ato, mas os estudantes pretendem continuar o movimento até que o reitor renuncie. “Vamos nós organizar para continuar esse movimento até que ele peça a renúncia e que de fato o reitor que foi eleito seja empossado. Vale a pena ressaltar que nós não estamos contra a pessoa do Gildásio, nós estamos contra essa medida de intervenção, por ter sido nomeado pelo pelo presidente fascista Jair Bolsonaro”, ressaltou.


Nomeação e posse de Gildásio Guedes Fernandes é vista como intervenção de Bolsonaro na UFPI
Foto: Divulgação

Manifestantes pedem autonomia na nomeação e posse de novo reitor
Foto: Divulgação

Em breve, mais informações.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: