Cidade

AJUDA

Mais de mil pessoas procuram escolas para tirar dúvidas sobre auxílio emergencial

O secretário Samuel Silveira explicou que o atendimento está feito nas escolas municipais em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)

Redação

Terça - 05/05/2020 às 17:56



Foto: Ascom Orientações auxílio Emergencial
Orientações auxílio Emergencial

Dados da Gerência de Programas de Renda Mínima e Benefícios (GPRM) da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI) apontam que 1.756 pessoas procuraram as escolas municipais desde o dia 16 de abril para tirar dúvidas sobre o cadastro no auxílio emergencial do Governo Federal. O relatório apontou ainda que 305 cadastros foram efetuados pelos entrevistadores sociais até a manhã desta terça-feira (05). O serviço presencial foi disponibilizado no intuito de facilitar o atendimento ao cidadão que não conseguiu fazer a inscrição para recebimento da ajuda financeira durante o período de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus.

O secretário Samuel Silveira explicou que o atendimento está feito nas escolas municipais em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e direcionado para o micro empreendedor, contribuinte individual ou trabalhador informal empregado, autônomo ou desempregado que não dispõe de internet, ou conhecimento para acessar o aplicativo disponibilizado pela Caixa Econômica Federal.

“Os atendimentos foram direcionados para as escolas municipais para que não ocorressem aglomerações nos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) de cada região. Nossos profissionais foram orientados para tirar todas as dúvidas sobre o cadastro para que as pessoas pudessem de forma rápida e segura ter acesso a sua inscrição no auxílio do Governo Federal. O próprio prefeito Firmino Filho pediu que esse atendimento fosse feito porque ainda tem uma parte do público que está com dificuldade de acesso à internet ou celular com a tecnologia de aplicativo” disse o secretário.

O relatório revelou ainda que o atendimento para tirar dúvidas é superior ao número de cadastros efetivados pelos entrevistadores sociais, e que as perguntas mais frequentes respondidas pela equipe estão o acompanhamento do cadastro no aplicativo e a quantidade de pessoas de uma mesma residência que pode solicitar o auxílio.

“As pessoas estão entrando em contato para tirar dúvidas sobre o manuseio do aplicativo, quem pode solicitar o benefício e buscam orientações sobre a regularização do CPF. Estamos prestando todas as informações necessárias para que as famílias possam acessar o benefício.”, disse Luíza de Marilac, gerente de Renda Mínima e Benefícios da SEMCASPI.

Os atendimentos estão acontecendo nas escolas municipais distribuídas nas zonas urbana e rural de Teresina, de segunda a sexta, a partir das 08h até as 12h. O cidadão precisa levar o seu CPF e de todos os membros da família, além do celular para receber o código que é enviado no ato do cadastramento no site da Caixa Econômica Federal. A equipe orienta o cidadão para que ele possa retornar dentro do prazo de cinco dias úteis para que os entrevistadores sociais verifiquem a situação da solicitação no site do Governo Federal.

LISTA DOS LOCAIS DE CADASTRAMENTO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL

E. M. DARCY CARVALHO – Rua Caxias, nº 5675, B. Parque Wall Ferraz C
E. M. IOLANDA RAULINO – Rua D. A. Mafrense, 6581, B. Poty
E. M. GALILEU VELOSO – Rua Alto Longá, 5471, Bairro Alto Alegre
E. M. SANTA FILOMENA – Dois Irmãos – Socopo
E.M. PROFESSOR JOSÉ GOMES CAMPOS – Rua: Chico Conrado, S/N, B.P. Wall Ferraz
E. M. OFÉLIO LEITÃO – Av. Airton Sena, 1345, Bairro KM 10 Porto Alegre
E. M. DOM HELDER CÂMARA – Rua Santa Francisca Cabrine, s/n Vila Irmã
E. M. PARQUE PIAUÍ – Av. Henry W. de Carvalho, 6709, Parque Piauí
E. M. SIMÕES FILHO – Av. Abdias Neves, 1520, Bairro Cristo Rei
E. M. ZORAIDE ALMEIDA – Cj Dignidade Qd 1, s/n Angelim
E. M. DELFINA BORRALHO – Rua 03 Lot. Pq. Anita Ferraz, Bairro Pedra Mole
EM MANOEL PAULO NUNES – Av. Zequinha Freire / 4415,Vale Quem Tem
EM DEOCLÉCIO DANTAS – Av Principal S/N Bairro: Vale do Gavião
EM JOSÉ OMMATTI – Rua Cap. Vanderley , 2060, Bairro Piçarreira I
EM JOCA VIEIRA – Estaca Zero
EM EXTREMA – Av. São Francisco, nº 3165, Bairro Extrema
EM LUNALVA COSTA – Rua 54, nº 3311, Bairro Dirceu II
EM JOÃO P. LIMA CORDÃO – Rua Cinco – Renascença III
EM SÂO SEBASTIÃO – Rua 15 de Novembro, s/n Bairro Todos os Santos

Fonte: Ascom PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: