Cidade

NOVA DATA

Julgamento do acusado de estuprar e matar estudante de jornalismo é adiado

Por falta de quórum, o julgamento foi remarcado para o dia 1º de setembro

Arnaldo Silva

Quinta - 17/08/2023 às 10:44



Foto: Montagem/Piauí Hoje Janaina Bezerra e o suspeito Thiago Mayson
Janaina Bezerra e o suspeito Thiago Mayson

Marcado para ocorrer na manhã desta quinta-feira (17), o julgamento de Thiago Mayson da Silva Barbosa, acusado de estuprar e matar a estudante de jornalismo, Janaína Bezerra Barbosa, foi adiado por falta de quórum no júri popular.

O quórum é o número mínimo de membros que devem se manifestar ou deliberar a respeito de determinada matéria, para que ela possa ser válida. A decisão foi divulgada uma hora após o início da sessão do Júri Popular.

Ao todo, 23 jurados foram convocados, destes, somente 11 compareceram. O número mínimo para que o julgamento ocorresse eram 15 jurados. O julgamento foi remarcado para o dia 1º de setembro.

A sessão será presidida pela juíza Maria Zilnar Coutinho, titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri da comarca de Teresina, no auditório do Fórum Cível e Criminal Desembargador Joaquim de Sousa Neto, bairro Cabral, zona Norte da capital.

Crimes

Thiago Mayson da Silva Barbosa deve ser julgado por quatro crimes: homicídio, estupro de vulnerável, fraude processual e vilipendio de cadáver com duas qualificadoras: feminicídio e meio cruel.

Relembre o caso

A estudante de jornalismo da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), Janaina da Silva Bezerra, foi encontrada morta dentro do campus Petrônio Portella, na zona Leste de Teresina, por volta das 11 horas do dia 28 de janeiro deste ano. A vítima foi vista com vida pela última vez em uma calourada que acontecia no local na noite anterior.

Na época, a UFPI emitiu uma nota de esclarecimento e disse que acontecia uma festa promovida pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), que fica no setor do Centro de Ciências da Natureza (CCN). No entanto, a UFPI afirmou que a festa acontecia sem autorização de qualquer autoridade da Universidade.  

O acusado é o ex-mestrando em Matemática, Thiago Mayson da Silva Barbosa, de 28 anos. A Polícia Civil do Piauí revelou que o assassino passou quatro horas com o corpo da estudante dentro de uma sala na UFPI. Thiago foi preso em flagrante.

O laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) constatou que Janaína foi estuprada e teve o pescoço quebrado, morrendo por asfixia. A polícia concluiu que a morte ocorreu entre 4h30 e 5h. Nesse horário, o acusado gravou imagens estuprando a vítima já sem vida. A estudante estava toda ensanguentada. Ele ficou na sala com Janaína morta entre 5h às 9h, segundo a polícia.

Por volta das 9h30 um segurança da UFPI viu Thiago caminhando com Janaína nos braços no setor de matemática. O segurança levou Janaína ao Hospital da Primavera, mas ela já estava morta. O inquérito policial foi concluído no dia 05 de fevereiro e Thiago foi indiciado por homicídio duplamente qualificado.

A UFPI formou uma comissão de sindicância para apurar as condutas do mestrando em Matemática Thiago Mayson da Silva Barbosa, que decidiu pela expulsão dele.
Sob forte comoção, o sepultamento de Janaína ocorreu no cemitério Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina, no dia 29 de janeiro.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: