Cidade

CURSO

GPEG/UESPI abre inscrições para curso de extensão sobre gênero e vulnerabilidade

De acordo com a mediadora do evento, Letícia Rocha, os objetivos do curso são abrir um diálogo sobre o que é gênero e como a naturalização dessa categoria influencia na vida de todas as pessoas

Redação

Quarta - 04/11/2020 às 14:44



Foto: Divulgação Cursos
Cursos

Sob coordenação do professor Elvis Marques, o Grupo de Pesquisa Esperança Garcia (GPEG), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Prof. Barros Araújo – Picos, promove o curso de extensão “Gênero e vulnerabilidade: um olhar a partir dos processos de normalizações”, no dia 12 de novembro, às 19h, na plataforma Google Meet.

De acordo com a mediadora do evento, Letícia Rocha, os objetivos do curso são abrir um diálogo sobre o que é gênero e como a naturalização dessa categoria influencia na vida de todas as pessoas, compreender de que forma os estereótipos de gênero produzem vulnerabilidades e questionar os processos de normalizações sobre os corpos.

“Falar sobre gênero é importante em todas as áreas e a pesquisa acadêmica colabora com a difusão de conhecimento científico sobre o tema. Difundir essa temática colabora com a formação pessoal e profissional, já que todas as pessoas lidam com as questões de gênero”, ressalta.

Para a palestrante do curso, Lynna Gabriella, a proposta de dialogo do curso é um convite à pensar com “lentes de gênero”, o estranhamento daquilo que parece “normal” e ao questionamento cotidiano sobre os efeitos de poder que Gênero reverbera nas relações e práticas sociais diversas.

“Buscarei apresentar como Gênero, sendo um marcador de diferenças, atua como um organizador social nas diversas relações que vivenciamos e contribui para tornar certos sujeitos vulneráveis. São muitos os fatos históricos que podem ilustrar como se deu a inscrição da hierarquização do padrão cis-heteronormativo como forma legítima no tecido social pautado em diferenças biológicas, construiu-se, numa relação estruturalmente assimétrica, diferenças sociais e a valorização de um gênero em detrimento do outro. É justamente para esses processos de normalizações que direcionaremos nosso olhar”, explica.

O curso é um desdobramento do projeto de extensão “A máquina de moer carnes: a (des)construção de políticas criminais direcionadas aos grupos vulneráveis encarcerados em Picos/PI”, com foco na perspectiva das interseccionalidades de gênero.

Inscrições

Não perca tempo e efetue sua inscrição de forma gratuita! Basta preencher o formulário online.A inscrição pode ser feita até o dia 10 de novembro.

O evento conta com certificação de 2h/a.

Mais informações no perfil do Instagram: @esperancagarcia.

Fonte: Ascom UESPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: