Cidade

OPORTUNIDADE

Estudante piauiense de escola pública consegue bolsa para cursar física em New York

Haziel do Oliveira já tinha tentando vaga em mais de 20 universidades

Da Redação

Quarta - 08/06/2022 às 16:05



Foto: Reprodução Estudante piauiense consegue vaga em universidade de Nova York
Estudante piauiense consegue vaga em universidade de Nova York

O jovem piauiense, Haziel de Oliveira Soares conquistou uma bolsa de estudos para cursas Física na universidade de New York. Ele é aluno da rede estadual de ensino e cursa o ensino médio no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) João Henrique de Almeida

Haziel é natural da cidade de Barras, ao norte do Piauí e venho para Teresina em busca de melhores condições de estudo. “Desde o ensino Fundamental me envolvi em atividades de liderança, quando fui aceito para a Cidade Olímpica Educacional, que é um preparatório para olimpíadas científicas e a partir daí meu interesse só cresceu para com atividades extracurriculares. No meu primeiro ano do ensino Médio fui líder de turma e não parei por ai”, conta.

A diretora do colégio, Djanira Alencar, disse que o jovem recebia um acompanhamento escolar por toda uma equipe. “Haziel estudou o ensino Médio todo aqui na escola e estava sendo acompanhado por nós. Sua conquista se deu por meio de testes e de acordo com seu currículo. Hoje, ele está na questão do envio de documentos. Estamos todos muito felizes com essa grande vitória, que é mais um degrau de uma vida exemplar como estudante”, disse.

Estudante de escola pública consegue vaga para universidade fora do Brasil
 

O estudante vai no mês de setembro para New York. Sobre a preparação, ele conta que sempre teve uma vida focada nas atividades interdisciplinares. “Essas atividades também me ajudaram a conseguir essa aprovação na universidade, pois se candidatar a uma vaga é um processo bem holístico, porque eles levam várias coisas em consideração, não é apenas um teste, uma prova, eles querem saber realmente no que a gente é interessado e no que a gente tem feito durante o tempo de escola”, acrescenta.

Deputado Merlong comenta a vitória do estudante

O deputado federal, Merlong Solano comentou a aprovação do jovem. Ele afirmou que foi um feito notável e também comentou sobre as vantagens da educação em tempo integral.

"Ele que sempre estudou em escola pública e agora conclui o ensino médio também. Ele realizou um feito notável. O curso de física é um dos mais difíceis. Eu acompanho o trabalho da escola que está de parabéns. Toda equipe da Seduc tem feito um esforço grande para dotar os jovens", disse.

Prefeitura convoca 322 novos professores substitutos; veja lista

Encontro de Horticultores de Teresina vai discutir a produção agrícola familiar

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: