Cidade

POLÊMICA

Entidades comerciais lançam manifesto contra ambulantes nas calçadas de Teresina

Entidades se posicionaram contra o o projeto de lei da prefeitura que autoriza a permanecia dos vendedores ambulantes nas vias da cidade

Da Redação

Quarta - 25/10/2023 às 08:55



Foto: PiauíHoje.com Ambulantes aumentam nas ruas de Teresina
Ambulantes aumentam nas ruas de Teresina

Entidades ligadas ao setor de comércio no estado do Piauí se posicionaram de forma contrária ao Projeto de Lei da Prefeitura Municipal que autoriza a permanência de vendedores ambulantes nas vias públicas da cidade e lançaram, na tarde dessa terça-feira (24), um documento intitulado “Manifesto pelo Desenvolvimento Sustentável de Teresina”

O documento foi assinado pelo  Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas-PI), Federação do Comércio  do Piauí (Fecomércio-PI) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresina (CDL) e destaca a importância do comércio ambulante, mas alerta que o atual projeto pode prejudicar o comércio formal, gerando caos e dificultando a acessibilidade nas ruas e calçadas da cidade.

Confira na íntegra o manifesto completo das entidades:

Manifesto pelo Desenvolvimento Sustentável de Teresina

Nós, representantes do comércio estabelecido em Teresina, expressamos preocupação com o Projeto de Lei em análise no legislativo municipal. Este projeto visa liberar a atividade de ambulantes nas vias centrais e em toda a cidade sem uma devida análise técnica.

Entendemos a importância dos ambulantes na economia local, porém a falta de um estudo prévio inclusive sabendo quantos serão beneficiados, resultará em concorrência desordenada afetando o comércio formal, a ordem urbana, a acessibilidade, a segurança dos cidadãos e os próprios ambulantes.

Reconhecemos a necessidade de revitalizar o centro de Teresina, beneficiando ambulantes e estabelecimentos formais. Um projeto técnico pode incluir áreas adequadas para ambulantes, mantendo a ordem e segurança, como o Shopping da Cidade.

Solicitamos que o Executivo e Legislativo reavaliem a proposta, buscando soluções equilibradas e técnicas.

Apelamos para a sensibilidade do Senhor Prefeito e sua equipe bem como dos nossos representantes na Câmara Municipal na busca de soluções que promovam o desenvolvimento sustentado de Teresina, beneficiando harmonicamente os que aqui vivem e trabalham!

Atenciosamente:

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Piauí (FCDL-PI)
Federação do Comércio  do Piauí (Fecomércio-PI)
Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresina (CDL)
Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas-PI)
Associação Comercial Piauiense

Notícias relacionadas: 

Retorno de ambulantes para o centro de Teresina tem gerado polêmicas 

Lojistas reclamam da volta de vendedores ambulantes no Centro de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: