Cidade

PROMOÇÃO

Dicas para aproveitar as ofertas sem perder o controle na Black Friday

A Black Friday 2020 ocorre nesta sexta-feira (27/11) e para muita gente é o momento de aproveitar as oportunidades para comprar aquele objeto que está há algum tempo na lista de desejos.

Da Redação

Segunda - 23/11/2020 às 08:46



Foto: Divulgação Psicóloga Ana Gabriella
Psicóloga Ana Gabriella

As ofertas começaram no início do mês e são diversos os incentivos. Diante desse apelo, quadros de compras por impulso podem ser desencadeados. A psicóloga Ana Gabriella, da Clínica Cativar, dá dicas de como aproveitar as ofertas sem perder o controle.

De acordo com a psicóloga, as pessoas compram por três razões; com o intuito de resolver um problema, satisfazer uma necessidade e satisfazer um desejo. “No intuito de resolver um problema, seria comprar algo que quebrou, não é uma compra desejada no momento, mas é preciso ser feita para que a nossa vida seja resolvida. Para satisfazer uma necessidade é uma compra que vem através de uma insatisfação com o produto atual e sempre parte de uma pesquisa prévia. E a compra que vem de satisfazer um desejo não se encaixa nas outras modalidades, é algo que você quer e pronto”, explica.

No caso das compras é necessário fazer uma diferenciação entre o comportamento considerado normal e o doentio. Ana afirma que o limite entre os dois está no motivo da compra. “Quando se compra sem a necessidade do bem, mas com a intenção de suprir alguma falta, uma crise de ansiedade, porque a compulsão que torna a compra doentia está muito ligada a ansiedade, geralmente a pessoa afirma sentir-se melhor após adquirir o bem. E é importante se policiar quanto a isso, em qual momento eu estou percebendo que os meus sentimentos estão me fazendo apresentar um comportamento de compulsão? E ao perceber isso é importante procurar um especialista”, orienta.

Para evitar esse comportamento diante de um momento de ofertas como o da Black Friday a especialista dá algumas dicas. “Faça uma lista do que você quer. Se questione: Eu preciso mesmo disso? O que é que vai ser útil para mim? Eu tenho dinheiro para comprar? Essa compra vai pesar no meu orçamento? Essas perguntas vão ajudar a pessoa a ter a noção real da sua necessidade de compra e só depois disso ela deve ir atrás das ofertas”, observa.

Sobre o dia da Black Friday a psicóloga coloca que ter essas questões em mente antes de ir às compras é importante para evitar a compra por impulso e mesmo para evitar a compulsão. “É importante ter esse cuidado, principalmente nesse ano de pandemia onde a ansiedade aumentou muito em todas as faixas etárias e as compras estão ao alcance das nossas mãos, para evitar o comportamento compulsivo. E ao observar a presença da ansiedade é fundamental procurar ajuda médica para cuidar da sua saúde emocional o que vai refletir até mesmo na sua saúde financeira”, finalizou.

Fonte: Égide Comunicação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: