Cidade

ZONA LESTE

Desapropriação no Vale do Gavião termina com idoso baleado por guarda municipal

O terreno está ocupado desde novembro do ano passado. Na tarde de hoje, por volta de 12h30, uma equipe da Guarda Municipal foi deslocada para realizar a desapropriação do local

Da Redação

Quinta - 04/02/2021 às 15:48



Foto: Ascom Guarda Municipal de Teresina
Guarda Municipal de Teresina

Um idoso identificado apenas como Dedé foi atingido com um tiro na tarde desta quinta-feira (4), durante uma ação de desapropriação com a Guarda Municipal de Teresina, que ocorreu durante uma ação de desapropriação no Vale do Gavião, localizado na zona Leste de Teresina.

A Guarda Municipal confirma que o disparo que atingiu o idoso partiu de um dos guardas que estavam presentes no momento. Em nota, a guarda diz que "um dos ocupantes atacou a equipe com um facão que, em legítima defesa, efetuou um disparo de arma de fogo em legítima defesa para cessar a tentativa de agressão. O lavrador de 52 anos foi atingido no pé esquerdo, recebeu os primeiros socorros ainda no local e foi encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT) para os procedimentos médicos necessários".  

O terreno está ocupado desde novembro do ano passado. Na tarde de hoje, por volta de 12h30, uma equipe da Guarda Municipal foi deslocada para realizar a desapropriação do local, porém acabou atirando contra um idoso, que tentou intervir na ação dos guardas. Ele chegou a ameaçar alguns agentes com um facão, mas em seguida se rendeu.

Leia também:

Biden recebe dossiê recomendando suspensão de acordos entre EUA e governo Bolsonaro

Governo ignorou R$ 37 milhões em emendas parlamentares na pandemia

Municípios do Entre Rios firmam acordo de cooperação com Suparc para saneamento básico

A vítima foi levada pelos próprios agentes da Guarda Municipal para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Satélite, também na zona leste da Capital. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sobre ocorrência envolvendo a Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM),  na tarde desta quinta-feira (04),  em uma ocupação irregular no Vale do Gavião, na zona Leste de Teresina.

Cabe esclarecer que a GCM dava apoio à equipes da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste  (SDU Leste)  em uma ação de desocupação em terreno da prefeitura de Teresina.

Um dos ocupantes atacou a equipe com um facão que, em legítima defesa, efetuou um disparo de arma de fogo para cessar a tentativa de agressão. O lavrador de 52 anos foi atingido no pé esquerdo, recebeu os primeiros socorros ainda no local e foi encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT) para os procedimentos médicos necessários.  

A ação em ocupações irregulares acontece desde o dia 23 de janeiro onde a GCM , cumprindo seu papel, dá apoio aos fiscais da SDU durante a retirada de estruturas de madeira de áreas institucionais da Prefeitura de Teresina.

A ocorrência contou com 20 GCMs , bem como a assistência militar da Polícia Militar.

Após atendimento médico, o lavrador será encaminhado à Central de Flagrantes, onde será ouvido pelo delegado que determina se será ou não instaurado inquérito policial.

O comandante da GCM, coronel Nixon Frota, informa que também será aberto procedimento interno para apurar a conduta do GCM e se houve excesso.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: