Cidade

Coleta regular e PRRs contribuem para manejo adequado do lixo urbano

Semduh orienta sobre a importância da correta destinação dos resíduos

Sexta - 14/10/2016 às 16:10



O costume de queimar lixo no quintal ou na frente das casas é, terminantemente, proibido pela legislação ambiental. A Prefeitura de Teresina ressalta que o lixo normalmente produzido nas residências é caracterizado como lixo domiciliar e deve ser adequadamente acomodado para evitar risco de doenças e outros transtornos.

"Temos uma coleta regular que atende 94% do município e, além disso, a existência de 35 Pontos de Recebimento de Resíduos (PRRs) distribuídos em toda a cidade capazes de receber o chamado lixo seco, que são as podas de árvores, objetos velhos e demais utensílios que necessitem ser descartados. Realizar queimadas é um ato desnecessário e muito prejudicial ao arranjo da cidade", explica a coordenadora de limpeza pública da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), Lilian Guimarães.

Teresina conta, atualmente, com uma produção diária de 750g de lixo domiciliar por habitante. O que significa que, ao final de cada ano, são 273 quilos de lixo gerados. O manejo adequado de todo esse material é possível graças a realização da coleta domiciliar regular, que acontece em 94% das residências do municípios, e a existência de projetos como os Pontos de Recebimento de Resíduos (PRRs), que reforça a extinção de lixões urbanos. Por isso, atos como a incineração dos resíduos são feitos de forma irregular e desnecessária na cidade, gerando danos para o meio ambiente e doenças ao ser humano.

"Não podemos conceber, com todo o aporte disponível para a limpeza pública, que os atos de queimadas de lixo continuem a acontecer. A gestão dos resíduos é uma responsabilidade compartilhada, que precisa da intervenção do município, mas também a contribuição de toda a população", ressalta Lílian.

Além disso, através da atuação da equipe de fiscalização,  nos últimos seis meses foram aplicadas 303 multas em decorrência da constatação de atos irregulares no descarte do lixo na cidade. Também 165 notificações e 21 multas de trânsito relacionadas a despejo irregular de resíduos sólidos. 

A Prefeitura de Teresina destaca que o trabalho da equipe de fiscalização não acontece apenas para penalizar quem for pego praticando algum tipo de descarte irregular, mas também no sentido de conscientizar e educar a população sobre a importância de dar a correta destinação ao lixo que é produzido.

Manejo

A colocação do lixo domiciliar deve ser feita nos dias e horários estabelecidos para cada região. Ao se habituar com o horário em que o transporte costuma passar, o morador deve se programar para colocar o lixo cerca de uma hora antes. Caso haja alguma intercorrencia e a coleta não seja realizada, o morador deve entrar em contato com a Semduh, presencialmente ou por telefone (3221-7050), e buscar a Coordenação de Limpeza Pública (Celimp).

Ao todo, a equipe de limpeza pública de Teresina conta com mais de 1200 colaboradores. Para a coleta domiciliar são utilizados 30 carros.

Fonte: PMT/Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: