Cidade

VACINAÇÃO

Cerca de 2 mil animais são vacinados contra a raiva em Teresina

Essa ação foi motivada pelo diagnóstico positivo de raiva em um sagui encontrado no final de abril

Da Redação

Terça - 16/05/2023 às 11:45



Foto: Ascom/FMS Vacinação contra raiva
Vacinação contra raiva

Durante as primeiras semanas de maio, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou o bloqueio vacinal de cães e gatos nas regiões dos bairros Planalto Ininga, Ininga, Horto Florestal e no entorno do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Essa ação foi motivada pelo diagnóstico positivo de raiva em um sagui encontrado no final de abril. Ao todo, 1.879 animais foram imunizados durante o bloqueio vacinal, sendo que em 573 residências estavam fechadas e 166 pessoas se recusaram a permitir a vacinação dos seus animais pelos agentes de endemias.

O bloqueio vacinal consiste na imunização dos animais domésticos contra a raiva, sendo realizado por meio da vacinação casa a casa pelos agentes de combate às endemias. No entanto, alguns proprietários não permitiram a entrada dos agentes em suas residências ou não levaram seus animais para serem vacinados.

Segundo Paulo Marques, gerente de zoonoses da capital, houve algumas dificuldades nesse processo. A equipe da FMS iniciou uma busca ativa por pessoas que tiveram contato com o sagui infectado e constatou que ele não agrediu humanos ou outros animais. No entanto, todas as pessoas que tiveram contato com o animal seguiram o protocolo recomendado para casos dessa natureza.

A população deve buscar atendimento no Hospital da Primavera em caso de mordida ou contato com a saliva de animais. O hospital é a referência para o atendimento e manejo de acidentes com animais potencialmente transmissores da raiva em Teresina e está localizado na Avenida Duque de Caxias, 2660, no bairro Primavera, zona norte da cidade. A sala de vacinação do hospital funciona todos os dias até as 17 horas.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: