Cidade

Cidade Olímpica Educacional encerra 2016 contabilizando conquistas

Em 2016, alunos das escolas da rede municipal conquistaram 74 medalhas em Olimpíadas

Quinta - 08/12/2016 às 17:12



Emoção e orgulho irão marcar o evento de encerramento do ano letivo no Programa Cidade Olímpica Educacional 2016.  A solenidade de encerramento acontece nesta sexta-feira (09), no Centro de Formação Odilon Nunes, e contará com a participação de alunos, pais, diretores, professores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), além de representante da UFPI, UESPI e IFPI, com que o Programa busca fortalecer parcerias.

O Cidade Olímpica, desenvolvido pela Prefeitura de Teresina para preparar alunos com altas habilidades em competições de conhecimento, conquistou em 2016 a marca histórica de 74 medalhas em olimpíadas de Matemática, Física, Química, Astronomia e Língua Portuguesa, 11 alunos destaques nacionais de escola pública, na Olimpíada Brasileira de Química Júnior e 15 na Olimpíada Nacional de Ciências. 

A solenidade é parte do trabalho da PMT no desenvolvimento das potencialidades dos alunos em áreas como Matemática, Língua Portuguesa, Astronomia, Química e Física. A cada ano, os estudantes vêm conquistando mais e mais medalhas em olimpíadas nacionais e regionais. Um dos principais responsáveis por esse salto nas conquistas é o Programa Cidade Olímpica Educacional, criado em 2012 com o objetivo de oportunizar aos alunos com desempenho acima da média em situações de aprendizagens diferenciadas, visando à preparação para participação em competições acadêmicas de alto nível e reconhecimento nacional.

O elevado número de estudantes premiados com medalhas de ouro, prata e bronze revela a significativa evolução na qualidade do ensino de Teresina, posicionando a capital em lugar de destaque no Brasil. Um exemplo do sucesso dos estudantes da Rede em competições nacionais é o resultado da Olimpíada Brasileira de Astronomia das Escolas Públicas, onde 40 medalhistas piauienses são alunos de escolas municipais de Teresina. E mais, as escolas municipais da capital tiveram 27 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas –OBMEP 2016.

Agradecendo o empenho de toda equipe que faz o Programa Cidade Olímpica Educacional, a coordenadora, Valdete Silva, destacou que os estudantes cresceram em qualidade, acima de tudo. “Muitos me perguntam o porquê da Prefeitura de Teresina investir em alunos para olimpíadas científicas, e eu vou responder. Diferente das demais competições, em olimpíadas de conhecimento todo mundo ganha. Temos alunos reconhecidos nacionalmente e professores cada vez mais empolgados em buscar novos desafios”, ressaltou Valdete. A coordenadora lembra, ainda, que as aulas de aprofundamento de disciplinas são ideias para fortalecerem a extensão universitária. “Esses alunos são um campo fértil para as universidades”, apresentou.

Contabilizando vitórias

E o Programa Cidade Olímpica tem muito a comemorar. Já são três livros publicados com produções textuais da turma de Língua Portuguesa; sete alunos entre os 22 melhores da Olimpíada Brasileira de Química Jr.; artigos dos professores em destaque nos congressos pelo Brasil; título de melhor iniciativa do Nordeste no Prêmio Professores do Brasil; conquista do Selo Objetivos para o Desenvolvimento do Milênio; e muito mais.

Para dona Cristina Rodrigues, mãe de aluno participante do Programa, as aulas de aprofundamento fizeram dos jovens mais que sonhadores, mas verdadeiros vencedores. “Estamos em mais uma etapa cumprida e essa equipe é mais que merecedora de toda e qualquer medalha de ouro, não só pelas aulas, mas pela confiança que depositam em nossos filhos”, concluiu a mãe, emocionada.

 PROGRAMAÇÃO

1- Boas vindas (cerimonial)

2- Formação da Mesa de honra

3- Execução do Hino Nacional

4- Fala da Coordenadora do Programa

5- Entrega do troféu ao Prefeito pelo aluno Pablo

6- Fala do Secretário

7- Fala dos demais convidados (a definir pela presença)

8- Fala do Prefeito

9- Entrega de medalhas aos professores do Programa pelo Prefeito e pelo Secretário

10- Entrega dos troféus às escolas homenageadas (5 escolas)

11- Entrega das medalhas aos alunos

12- Encerramento

13- lanche

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: