Geral

Cidade de Água Branca registra quatro assassinatos em 12 dias

Água Branca assassinatos alarmante preocupação

Sexta - 08/01/2016 às 11:01



 A violência é tanta que em menos de 12 dias a pequena cidade Água Branca – PI, com 16.451 habitantes, registrou 4 assassinatos. Uma estimativa muita elevada se considerarmos que na cidade existe um batalhão de policia militar e uma delegacia de policia civil.

No dia 29 de dezembro de 2015, foi encontrado as margens da BR.343, o corpo da jovem Denise Alves do Nascimento, que havia desaparecido há 18 dias.

No dia 30 de dezembro de 2015, foi à vez de um casal que foram mortos cruelmente, um homem de nome Antônio Ferreira de Lima, conhecido como Abidoral, que era dono do Motel Luz Vermelha, em Água Branca, foi morto a pauladas, facadas e tiros, também teve seu corpo arrastado por cerca de 200 metros até o local onde foi encontrado. Já sua esposa, de nome Gonçala Pinheiro da Silva, segundo a polícia, foi morta com uma barra de ferro encontrada ao lado do seu corpo.

No dia 06 de janeiro de 2016, foi o Jovem Ismael Barradas, que foi morto com uma facada no peito.

Água Branca vive tempos difíceis, uma cidade conhecida como a Capital Econômica do Médio Parnaíba, que vê sua tranquilidade indo embora, sendo levada pela negligência de alguns setores públicos.

A Polícia Civil e Militar, mesmo com suas dificuldades vem fazendo o que pode para garantir a segurança da cidade, mas o que muitos não sabem é que a delegacia de Água Branca, bem como o batalhão de policia não atende so Água Branca, atende também mais 19 municípios, o que torna a segurança da cidade vulnerável, uma vez que os homens que eram para garantir a segurança do município tendem a sair para garantir a segurança de outras cidades, um fato que a cada dia só piora a situação da segurança, uma das explicações para o crescente aumento da violência local.

Outro fato preponderante para crescente marginalização presente na cidade, é o numero de traficantes no município, a droga na cidade, já é tão comum, que o município passou de 4 lugar para 3 lugar no ranking de municípios com maior numero de trafico de drogas do Estado do Piauí.

A cidade também possui o funcionamento de muitos bares e restaurantes sem as devidas normatizações ou fiscalização por parte da Prefeitura que não fiscaliza se os bares possuem alvará de funcionamento ou mesmo condições adequadas de higiene para funcionar, qualquer pessoa pode abrir um bar em Água Branca, é vender bebida, do jeito que bem entender, seja para menos, seja para adultas, podem até mesmo comercializar bebidas falsas, e ninguém exatamente ninguém, faz ou diz algo. Lembrando que estes mesmos bares e restaurantes, muitas vezes são utilizados para a comercialização de drogas, e funcionam como uma espécie de pano de fundo para burlar a segurança pública.

A liberdade, para fazer um bar é tão grande na cidade, que existem as margens da BR. 343, bares próximos ao Batalhão de Policia Militar, onde é presente ações de prostituição e nunca foram se querem fiscalizados nem muitos menos fechados, pelo mau uso.

É importante lembrar que este problema só vai ser resolvido, no dia que um filho ou até mesmo uma autoridade da cidade seja afetada diretamente pelo problema, ou seja, acabe morrendo ou se envolvendo em uma situação proporcional. Com isso, serão adotadas medidas para resolver a situação, em quanto isso, as famílias que residem nas periferias da cidade, vivem a mercê da violência desproporcional ao tamanho do município.

Uma solução para o problema seria a Juíza da cidade, Juntamente com o Promotor, o Delegado, o prefeito e vereadores, elaborar um plano de segurança local, com um toque de recolher, com o fechamento de bares em determinado horário, e prisão de pessoas suspeitas perambulando pelas ruas durante a madrugada, ou sentadas em praças ou logradouro públicos.

Por, todas a viaturas da polícia, civil e militar, circulando a noite pela cidade, em turnos de 3 em 3 horas, para garantir mais segurança. Para isso, é necessário evitar a alegação dos PMS que falta combustível ou veículos.

Todos sabem que a responsabilidade da segurança pública é do Estado, e que a prefeitura não pode gastar com segurança, seja investindo em aparato técnico seja com combustível. Mas, a Prefeitura pode buscar junto à iniciativa priva, formaliza um plano de ação.

A própria iniciativa priva, pode sem o poder público, contratar segurança particular para fazer hondas noturnas e em parceria com a polícia militar, garantir mais segurança ao comercio local, evitando furtos ou roubos.

Fonte: com informes do mpiaui

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: