Política

Cidadania a Dória esconde campanha à Presidência

Vereador Dudu detona Firmino Filho: "quer enfiar goela abaixo dos vereadores a sua vontade"

Sábado - 19/08/2017 às 20:08



Foto: Paulo Pincel Vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT)
Vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT)

Existe muito mais interesse por trás da concessão de cidadania a um ilustre desconhecido da grande maioria da população de Teresina. O vereador Edilberto Borges, o Dudu do PT, ainda vai fazer muito barulho na Câmara Municipal de Teresina, antes que seja “revotado” o projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Luiz André (PSL) concedendo a cidadania teresinense ao prefeito de São Paulo, João Dória Júnior, candidatíssimo a candidato a Presidência da República em 2018 pelo PSDB.

“Eu tenho dito sempre que o Firmino está fazendo impondo a vontade dele sobre a Câmara Municipal. É um ato que atenta contra a autonomia dos poderes. Os vereadores das base que dá sustentação a administração municipal estão sendo humilhados pelo prefeito, inclusive a líder dele, vereadora Graça Amorim (PMB), que votou contra o título e recebe um pinto público porque o que o Firmino está propondo é, na realidade, uma imposição, que ele quer enfiar goela abaixo sobre a vontade dos vereadores”, lamenta Dudu.

O vereador lembra que quando uma matéria é vencida [rejeitada] em plenário naquele ano, ela só pode ser representada no ano subsequente. Ou com assinatura de 15 vereadores na mesma legislatura.

“Eles estão insistindo nisso... mas o que a gente tem questionado? O que foi que o Dória propôs para Teresina? O que foi que ele já fez? Qual a relevância para ele ser um cidadão teresinense? A própria lei orgânica resguarda isso. A Câmara Municipal, quando rejeitou, foi baseado nessas questões”, ressaltou.                       

Dudu adverte que o PSDB usa a estratégia da cidadania, das homenagens a Dória para torná-lo conhecido do povo brasileiro, que nunca tinha ouvido falar do prefeito “O que o Dória está propondo é andar pelo país fazendo a campanha. Ele não está vindo para cá para dizer nada, para trazer nada para Teresina... O que o Firmino está fazendo e impondo a base dele que reveja essa negativa. E isso é muito ruim para autonomia da Câmara”, avalia.

Fogo amigo

Na terça-feira (15) da semana passada, a Câmara Municipal de Teresina, rejeitou a concessão da cidadania teresinense ao prefeito de São Paulo, João Dória Júnior (PSDB), proposto pelo vereador Luiz André (PSL). A proposta recebeu 18 votos favoráveis e não foi aprovada – eram necessários 20 votos.

Oito vereadores votaram contra, inclusive a líder do prefeito na Câmara vereadora Graça Amorim. O vereador Major Paulo Roberto (SD) se absteve e dois vereadores não apareceram para votar: Joaquim do Arroz (PRP) e Ítalo Barros (PTC) .

Na segunda-feira (14), o vereador Luiz André (PSL), que é vice-presidente da Câmara Municipal de Teresina, apresentou projeto de Decreto Legislativo concedendo a cidadania teresinense a João Dória Júnior, que é um dos nomes cotados para disputa do mandato de Presidente da República em 2018.

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: