Ciberataque afetou mais de 200 mil em 150 países, diz Europol

Para diretor da entidade, nada parecido jamais foi registrado


Ataques Cibernéticos

Ataques Cibernéticos Foto: Dualsys Informática

O Serviço Europeu de Polícia (Europol) informou neste domingo (14) que o mega ataque cibernético, iniciado na última sexta-feira (12), fez mais de 200 mil vítimas em 150 países. "O alcance é global e sem precedentes, com a última contagem com mais de 200 mil vítimas em pelo menos 150 países. Essas vítimas são, na maioria, negócios incluindo grande corporações. Realizamos operações contra 200 ciberataques por ano, mas nunca havíamos visto nada assim", disse o diretor da Europol, Rob Wainwright, em uma entrevista à emissora britânica "ITV".

De acordo com o líder da entidade, o ataque através de um ransonware - um vírus que só é desbloqueado mediante um pagamento, como ocorre em um sequestro - foi "indiscriminado" e "espalhou-se de maneira muito rápida". Por isso, a entidade alerta que poderá haver milhares de novos dispositivos infectados nesta segunda-feira (15), quando voltarem as atividades normais das empresas. Na sexta, como medida de precaução, muitas corporações desligaram todos os seus equipamentos para evitar a rápida propagação do vírus.

Batizado de "Wanna Cry", há suspeitas de que o ransonware tenha sido roubado da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos pelo grupo Shadow Brokers. (ANSA)

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: