Chuva eleva níveis de quatro mananciais em São Paulo

Chuva Sabesp Sistema Cantareira Hídrica Pluviometria


Chuva

Chuva Foto: Reprodução/CCom

A chuva ajudou a elevar os níveis dos reservatórios de abastecimento de quatro dos seis mananciais administrados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O Sistema Cantareira, com a pior situação hídrica, baixou 0,1 ponto percentual de ontem (7) para hoje (8) atingindo 19,6%.

Pelo cálculo que leva em consideração o uso da reserva técnica (água que fica abaixo das comportas), o nível em relação ao total da capacidade operacional está em 15,2%. Desde a última segunda-feira (4), o Cantareira vinha mantendo estabilidade, mesmo com pouca chuva. A pluviometria acumulada neste mês de abril está em 4,6 milímetros (mm) e a média histórica para todo o mês é 78,2 mm.

Os dados da Sabesp apontam um déficit de 9,7%, com a necessidade de uma captação de 94,8 bilhões de litros para atingir a superfície do volume útil ou o ponto inicial da água armazenada acima das comportas que permitiria as retiradas por meio de gravidade.

Além do Cantareira, caiu o nível do Sistema Alto Cotia (de 65,5% para 65,3%). Nos demais mananciais, a chuva ajudou a aumentar o nível de volume de água. O Alto Tietê ganhou 0,1 ponto percentual com o nível atingindo 22,5%; no Guarapiranga, o nível passou de 80,9% para 81,1%; Rio Grande (de 94,5% para 94,6% ) e no Rio Claro (de 51,4% para 52,3%).

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: