Ciência & Tecnologia

China lança novo satélite de monitoramento

Sistema será capaz de tirar fotos da superfície da Terra e de pontos isolados em alta resolução

Segunda - 23/01/2017 às 16:01



Foto: UIPI Satélite
Satélite

Segundo informou à agência o vice-chefe da Agência Nacional Espacial da China, Wu Yanhua, nos últimos cinco meses têm sido realizados testes de vários sistemas do satélite em órbita. Os resultados demonstraram seu funcionamento em conformidade com o cronograma. Após esse procedimento, o satélite entrou em serviço.

O Gaofen-3 é primeiro satélite chinês com radar SAR e precisão de 1 metro. Com 12 regimes de funcionamento, este satélite pode tirar fotos da superfície da Terra e de pontos isolados em alta resolução. O Gaofen-3 se tornou o primeiro satélite em órbita baixa e tem um prazo de vida útil de 8 anos.

Além disso, o Gaofen-3 é capaz de cobrir toda a superfície da Terra durante 24 horas em quaisquer condições climáticas, podendo também ser usado para aviso de sinistros, previsões meteorológicas, avaliação de recursos hídricos.

Wu Yanhua revela que em setembro de 2017 está programado o lançamento do novo satélite Gaofen-5.

O satélite Gaofen-3, com radar de abertura sintética de alta resolução (SAR), foi lançado em 10 de agosto com ajuda de foguete portador Longa Marcha 4C a partir de cosmódromo de Taiyuan, na província de Shanxi, no norte da China. (Sputnik News Brasil).

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: