Mundo

China deverá enviar militares para combater terrorismo no Afeganistão

A operação visa apoiar as forças afegãs no combate ao terrorismo

Quarta - 29/08/2018 às 10:08



Foto: Reprodução Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

A China deverá enviar centenas de militares para o Afeganistão, como parte de um projeto de Pequim para construir um campo de treinos para as tropas afegãs no corredor que liga os dois países. Segundo o jornal de Hong Kong South China Morning Post, a operação visa apoiar as forças afegãs no combate ao terrorismo.

Com 350 quilômetros de extensão, o estreito corredor Wakhan liga a província de Badakhshan, no norte do Afeganistão, à região autônoma do Xinjiang, noroeste do país.

O jornal lembra que esta é a primeira vez na história moderna que a China terá uma presença militar no Afeganistão, um país "cada vez mais importante para a própria segurança chinesa".

Pequim abriu, no ano passado, a sua primeira base militar no estrangeiro, em Djibuti, no Corno de África. As autoridades chinesas descrevem a infraestrutura como um posto militar logístico, que visa reabastecer embarcações chinesas em operações de paz e missões humanitárias no Oceano Índico.

Em 2009, a capital do Xinjiang, Urumqi, foi palco dos mais violentos conflitos étnicos registrados nas últimas décadas na China, entre a minoria étnica chinesa de origem muçulmana uigur e a maioria han, predominante em cargos de poder político e empresarial regional. 

Fonte: Noticias ao minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: