Famosos

Chico Buarque leva dois prêmios do Grammy Latino

Hermeto Paschoal ganhou melhor disco de jazz; Jorge Drexler foi o grande vencedor da noite

Sábado - 17/11/2018 às 19:11



Foto: ig Chico: cantor vai processar jornalista
Chico: cantor vai processar jornalista

Chico Buarque foi o artista mais premiado nas categorias brasileiras do Grammy Latino, entregue na noite desta quinta-feira em Las Vegas, nos EUA. O compositor carioca — que não compareceu à premiação — ficou com os troféus de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, por "Caravanas", e Melhor Canção em Língua Portuguesa, com "As caravanas".

Nas categorias gerais, Hermeto Pascoal foi premiado por "Natureza universal", como melhor disco de jazz. Entre os discos intrumentais, o Brasil não fez valer seu "favoritismo": com Yamandú Costa, Hamilton de Holanda, Airto Moreira e Hermeto entre os finalistas, o prêmio foi para o venezuelano Miguel Siso.

O grande destaque da noite foi o cantor e compositor uruguaio Jorge Drexler, que saiu vencedor em três categorias: Canção do Ano e Gravação do Ano por "Telefonía", e melhor álbum cantor-compositor por "Salvavidas de hielo". Os artistas colombianos também brilharam na premiação, com as vitórias de Maluma na categoria Melhor Álbum Vocal Pop Contemporâneo por "F.A.M.E." e de Karol G na categoria Revelação por "Mi cama".

A cantora espanhola Rosalía, que estreou ano passado com uma fusão de flamenco, R&B e eletrônica, triunfou nas categorias Fusão Urbana e Melhor Canção Alternativa por "Malamente", mostrando ser um fenômeno. O mexicano Luis Miguel não compareceu à festa, mas venceu na categoria Álbum do Ano por "México por siempre!".

Durante a cerimônia, a cantora e compositora brasileira Anaadi fez comentários sobre o cenário político brasileiro. A cantora recebeu o gramofone dourado de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa por "Noturno". Segundo a cantora, a independência de um artista não se trata apenas de "quem coloca dinheiro no seu projeto, mas de fazer a música que a gente quer, do jeito que a gente quer, pra quem a gente quer".

"O Brasil agora está sofrendo uma ameaça neofascista de um governo novo. Espero que a gente possa continuar sendo independente para fazer cultura, arte, música independente nesse país que tanto precisa de identidade, que tanto precisa reforçar sua identidade neste momento histórico", acrescentou a brasileira.

O Prêmio de Excelência Musical, no qual artistas escolhidos por votação do Conselho Diretivo da Academia Latina de Gravação são homenageados, contou com sete nomes, sendo o Brasil representado por Erasmo Carlos.

Veja a lista de artistas brasileiros premiados no evento:

- Melhor Álbum de Samba/Pagode: Maria Rita, por  "Amor E Música"

- Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa: Lenine, por "Lenine em trânsito"

- Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portugues: Anaadi, por "Noturno"

- Melhor Álbum de Música Sertaneja: Chitãozinho e Xororó, por "Elas em evidências"

- Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa: Almir Sater e Renato Teixeira, por "+AR"

- Melhor Álbum Cristão em Português: Fernanda Brum, por "Som da minha vida"

Fonte: O Globo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: