Brasil

Chegada de milhares de garimpeiros podem levar cidade a colapso

garimpeiros alerta cidade colapso

Domingo - 25/10/2015 às 20:10



 Em apenas 60 dias, mais de 5 mil garimpeiros chegaram a Pontes e Lacerda, no interior de Mato Grosso, para extrair ouro em um garimpo ilegal, disse  em Plenário, o senador Wellington Fagundes (PR-MT). Ele pediu atenção do governo federal para regularizar a extração do ouro e assegurar serviços básicos a essas pessoas, para evitar tragédias sociais e violência no município.

- Todos sabem o que aconteceu em Serra Pelada. Virou até livro, filme. Ali houve um problema social muito grande. E é o que já está acontecendo em Pontes e Lacerda, uma cidade muito pequena. A prefeitura não está preparada para receber, de uma hora para outra, tantas pessoas – afirmou o senador.

Como exemplo, Wellington Fagundes relatou que, por causa do elevado número de pessoas chegando à cidade e da pequena oferta de produtos, um litro de leite em Pontes e Lacerda chega a custar R$ 20.

O senador informou que uma comissão de senadores deve visitar a cidade para verificar a situação.

Lotéricas

O parlamentar também comemorou a sanção, pela presidente da República, de lei que prorroga a concessão de seis mil casas lotéricas por mais 20 anos. A medida, disse o senador, deve assegurar a continuidade dos serviços prestados pelas casas lotéricas, especialmente em cidades do interior, onde os moradores usam as loterias para pagar contas e receber benefícios, como aposentadorias e o Bolsa-Família.

Uma decisão do Tribunal de Contas da União exigia uma nova licitação para as casas lotéricas, cujo prazo de funcionamento expirou em 2013. Para o senador, isso poderia gerar insegurança jurídica e prejuízos aos atuais concessionários. Por isso, disse o Legislativo aprovou a renovação das atuais concessões.

- A decisão do Congresso [endossada por Dilma] promove também a segurança jurídica e restitui o respeito a Lei 12.869/2013, a chamada Lei dos Lotéricos, que previa a renovação automática dessas permissões – afirmou.

Fonte: senado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: