Ciência & Tecnologia

Céu desta madrugada será coberto por chuva de meteoros

Fenômeno vai ocorrer por volta das 3h da manhã deste sábado (12)

Sexta - 11/08/2017 às 12:08



Foto: Exame - Abril.com Meteoros
Meteoros

Achuva de meteoros Perseidas vai ocorrer por volta das 3h da manhã deste sábado (12) e o espetáculo poderá ser visto no Brasil. "Todo ano a Terra atravessa a região do espaço por onde esse cometa passou e as partículas de poeira deixadas por ele entram em combustão ao atravessar atmosfera terrestre", explica Gustavo Rojas, astrônomo da UFScar (Universidade Federal de São Carlos).

De acordo com o UOL, não é preciso ter medo, pois o fenômeno não traz nenhum perigo a Terra. Rojas explica que se tratam de partículas muito pequenas, como um grão de areia, e que queimam ao entrar na atmosfera do planeta. O especialista garante que o espetáculo poderá ser observado "a olho nu".

"Após encontrar um lugar escuro, busque olhar para o norte e não tenha pressa", recomenda Rojas. "Não adianta a pessoa acordar às 3h da manhã sair no quintal, olhar para o céu e achar que os meteoros são como os fogos de artifícios. Não espere que com menos de uma hora de vigia você verá grandes coisas", alerta o especialista.

"Pode ser que você veja três ou quatros em uma sequência, mas pode ser que leve uma hora para ver um único", completa.

Fonte: UOL

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: