Brasil

Cerrado recebe R$ 60 milhões para realizar inventário florestal

cerrados recursos inventário florestal

Domingo - 13/09/2015 às 00:09



Na semana em que se comemora o Dia do Cerrado, o segundo maior bioma do país recebeu doação de U$ 16,45 milhões, o equivalente a mais de R$ 60 milhões, para o levantamento e a disponibilização de informações sobre seus recursos florestais. A doação faz parte do Programa de Investimento Florestal (FIP, do inglês Forest Investment Program), vinculado ao Fundo de Investimentos Climáticos (CIF, do inglês Climate Investment Funds).

O projeto, denominado “Informações Florestais para uma Gestão Orientada à Conservação e Valorização dos Recursos Florestais do Cerrado pelos Setores Público e Privado”, prevê a realização do Inventário Florestal Nacional (IFN) nos nove estados que compõem o bioma e a consolidação do Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF), uma plataforma mantida pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) para a gestão e disseminação de informações sobre os recursos florestais do país.

Redução das emissões


O Cerrado ocupa aproximadamente 25% do território brasileiro e é reconhecido como a savana de maior biodiversidade do mundo. Devido a sua extensão e a elevada quantidade de carbono fixado tanto em sua biomassa, quanto no solo, o bioma tem um papel fundamental na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global.

Uso Sustentável


De acordo com a gerente de Informações Florestais do SFB, Cláudia Rosa, o FIP-Cerrado irá promover melhorias na gestão do bioma e contribuir para a redução das emissões de gases do efeito estufa a partir da proteção dos estoques de florestas e da promoção do manejo sustentável. “Os tomadores de decisão e a sociedade como um todo terão em mãos informações acuradas sobre os recursos do Cerrado e sobre como eles estão sendo usados pela população. As informações irão contribuir, dentre outras atividades, para a promoção de programas sustentáveis voltados à mitigação das emissões de gases de efeito estufa” explicou.

IFN - Brasil


O Inventário Florestal Nacional é uma iniciativa do Serviço Florestal Brasileiro para levantar informações sobre os recursos florestais do país de forma sistematizada e periódica. Os dados são baseados na coleta de dados em campo, em cerca de 15.000 pontos espalhados de maneira homogênea em todo o território nacional.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: