Cerimônia de posse dos jovens senadores vira festa piauiense

Lanielle ocupou a tribuna para ler o texto vencedor, intitulado "Cidadão em ação, democracia em construção"


Senadora Regina Sousa (PT-PI)

Senadora Regina Sousa (PT-PI) Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O Centro Estadual de Tempo Integral José Alves Bezerra (CET), de Monsenhor Hipólito, no Sul do Piauí é uma escola no mínimo diferente. O grande diferencial é a alegria. A senadora Regina Sousa (PT-PI) conta que as crianças vão para a escola felizes. E resistem a sair, no fim do dia de aulas e outras atividades.

Foi dessa escola que saiu a primeira colocada no concurso Jovem Senador de 2018. Lanielle Lorana de Sá Andrade recebeu nesta terça-feira (20), o certificado e o carinho da senadora Regina e dos demais presentes. O concurso reuniu quase 200 mil redações. Cada unidade da federação elegeu um representante. Dos 27, 19 são meninas. Mais um motivo de orgulho para a parlamentar piauiense, que disse sonhar com uma garota presidindo os trabalhos. O presidente é escolhido em votação secreta e, em 2018, o mais votado foi o representante de Alagoas, Antonny Victor da Silva.

Lanielle ocupou a tribuna para ler o texto vencedor, intitulado "Cidadão em ação, democracia em construção" que defende o texto constitucional como "uma espécie de livro sagrado e anjo da guarda do povo brasileiro, que norteia os caminhos e a esperança de todos".

Mas disse que ainda estamos distantes dos sonhos de ter uma nação cidadã. "Se todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, não é admissível que milhões de cidadãos vivam à margem dos direitos sociais enquanto alguns gozem de privilégios jurídicos e econômicos. Ademais, se todo poder emana do povo e para o povo, este não pode ser ignorado diante das decisões tomadas em seu nome e, muito menos, ficar alheio ao conhecimento das leis que regem seu destino e as lutas pela garantia dos seus direitos constitucionais", defendeu.

Festa piauiense

A senadora Regina fez questão de parabenizar, além dos jovens, os professores. "Todos, os que estão aqui e os que não vieram, porque deve ser gratificante – eu sou professora, minha profissão de sempre, e sei como é bom a gente vencer alguma coisa, mostrar o trabalho da gente em rede nacional", comemorou.

Para os jovens, ela deixou o desejo de que compreendam a importância de legislar para o povo, com responsabilidade. E a esperança de que algum deles ocupe o parlamento.

E alguns pedidos: "Se tentarem fazer vocês pararem de pensar, não parem, pensem – pensem! –, escrevam, guardem, se for necessário, deixem uma pista de onde isso está, porque, algum dia, alguém vai ler o pensamento de vocês. E zelem pela escola, estimulem outros alunos a também participarem, todo mundo é capaz"

A vitória da estudante piauiense tornou a cerimônia de posse dos jovens senadores uma festa piauiense.

Também participaram da cerimônia o governador do Piauí, Wellington Dias, a deputada Rejane Dias, a coordenadora do Programa Jovem Senador na Secretaria de Educação do Estado do Piauí, Márcia Reijanne Oliveira Ramos e o secretário de Educação do Piauí, Helder Sousa Jacobina, além de prefeitos e vereadores do estado.[

Fonte: Ascom Regina Sousa

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: