Municípios

Cerca de mil mulheres participaram da campanha Outubro Rosa em Campo Maior

O objetivo foi mobilizar o maior número de mulheres para irem aos postos fazer o exame de prevenção.

Terça - 01/11/2016 às 14:11



Foto: Ascom Campanha Outubro Rosa
Campanha Outubro Rosa

A Secretaria de Saúde de Campo Maior encerrou na quinta (27) a Campanha Outubro Rosa, avaliando êxito pela mobilização alcançada na parceria com repartições públicas e privadas na prevenção contra o câncer de mama. Segundo o secretário municipal de Saúde Marcelo Miranda, além das parcerias, os profissionais da Atenção Básica ministraram palestras aos usuários dos SUS que procuravam os postos. 

O objetivo foi mobilizar o maior número de mulheres para irem aos postos fazer o exame de prevenção. "É uma campanha bonita porque chama a atenção das mulheres para os cuidados a vida. Tudo isto é feito com carinho porque conscientiza a salvar vidas", explicou o Secretário. 

Segundo a Supervisora da Saúde da Mulher, Karol Castelo Branco, cerca de 1000 (mil) mulheres participaram de alguma forma da campanha. “Realizamos atividades em todos os postos de saúde, palestras educativas e atividade física, orientações teóricas e práticas e lazer com distribuição de brindes e dia de beleza”, informou.

Foram realizadas 240 mamografias durante a campanha. A supervisora revelou que atualmente 252 mulheres com câncer de mama são acompanhadas pela Secretaria. “Acreditamos que existam mais mulheres com câncer de mama em Campo Maior, pois algumas realizam tratamento particular e há aquelas que não procuram nenhum tratamento”, pontuou.

Neste mês subsequente a Secretaria de Saúde de Campo Maior vai realizar a campanha Novembro Azul, para o homem se prevenir contra o câncer da próstata. A enfermeira Antônia Soares adiantou que durante este período os homens terão prioridades no atendimento na Secretaria. Dados oficiais mostram que o homem vive seis anos menos que a mulher. “Isso acontece porque o homem não se cuida”, comentou Antônia. A programação da campanha Novembro Azul ainda será divulgada.

Fonte: Prefeitura de Campo Maior

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: