Esportes

Centro Sarah Menezes dispõe 500 vagas para alunos e comunidade

O Centro é o primeiro especializado em lutas do estado e o segundo do país.

Segunda - 26/09/2016 às 23:09



Foto: Francisco Leal Inicialmente, o Centro ofertará as modalidades de judô e taekwondo
Inicialmente, o Centro ofertará as modalidades de judô e taekwondo

O governador Wellington Dias inaugurou, nesta segunda-feira (26), o Centro de Artes Marciais Sarah Menezes, que atenderá 500 alunos da rede estadual de educação. O espaço, localizado no bairro Saci, realizará um trabalho no qual esporte e educação andarão juntos na busca pela melhoria do ensino e da formação de profissionais competentes. O Centro é o primeiro especializado em lutas do estado e o segundo do país, tendo outro apenas em São Paulo.

Centro de Artes Marciais( Foto: Francisco Leal)

Inicialmente, o Centro ofertará as modalidades de judô e taekwondo. “Começaremos com as duas modalidades, mas na perspectiva de ampliar para outras, como o caratê e o boxe. O objetivo é o casamento do esporte e educação para poder despertar a capacidade das crianças e adolescentes e tirá-los da ociosidade”, pontuou o governador.

A pretensão de Wellington é expandir e levar centros especializados de esportes para outros municípios. “O badminton, por exemplo, vem crescendo muito no estado e merece atenção especial. No Albertão também estamos trabalhando a parte de esportes praticados em quadras de salão, como o vôlei e basquete. Queremos ainda trabalhar a descentralização de alta complexidade em cinco regiões do estado, onde se possa trabalhar desde o treinamento inicial à profissionalização”, atentou o chefe do executivo.

Das vagas disponibilizadas, 25% são destinadas para a comunidade em geral. Para os alunos do ensino público, o pré-requisito para frequentar as aulas de artes marciais é estar matriculado e apresentar boas notas.

Lucas Eduardo( Foto: Francisco Leal)

O estudante Lucas Eduardo, de apenas 10 anos, pretende se esforçar ainda mais para conciliar os dois afazeres. Ele pratica taekwondo há quatro anos. “Eu adoro a modalidade e quero virar um grande atleta. Não perco as aulas e vou fazer de tudo para ficar aqui”, diz.

O Centro de Artes Marciais dispõe de recepção, sala para atendimento de fisioterapia e psicologia, refeitório, depósitos, banheiros adaptados e ambientes para prática de esportes e musculação. “O espaço também irá atender os pais dos alunos, que terão a opção de praticar a musculação, por exemplo, enquanto esperam os seus filhos. Todos terão um leque de atividades, mas a principal finalidade é diminuir, através do estímulo ao esporte, a evasão escolar e também a repetência dos nossos estudantes”, destacou a secretária de Educação, Rejane Dias.

O investimento total do primeiro Centro Especializado de Artes Marciais foi de R$ 1.028.103,85. “O espaço não foi feito para mim ou para o Expedito, mas para todos vocês. É uma enorme alegria para nós e para todos que amam esportes. O nosso esforço valeu a pena, agora vamos trabalhar para descobrir talentos e formar grandes atletas”, declarou a atleta piauiense que dá nome ao espaço, Sarah Menezes.

Fonte: Portal do Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: