Geral

Centro Lineu Araújo passa a contar com serviço de geriatria. Confira

Lineu Araújo geriatria oferece agora

Quarta - 09/12/2015 às 18:12



A partir desta semana, o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, localizado no Centro/Sul, passa a contar com serviço médico especializado em Geriatria, área destinada à prevenção e ao tratamento de doenças de pessoas idosas. O médico geriatra desenvolve avaliação clínica utilizando-se de abordagem ampla, avaliando fatores psicossociais, escalas e testes. No Lineu Araújo, o serviço estará disponível de segunda a sexta-feira, a partir das 14horas.



Em Teresina, para que a população tenha acesso ao médico especialista em geriatria, é necessário que o usuário se dirija ao posto de saúde mais próximo de sua residência para que seja atendido pelo clínico geral. O médico da Atenção Básica fará então diagnóstico do paciente e, de acordo com a necessidade, o encaminhará para o médico especialista.



Segundo Walfrido Salmito, médico e diretor clínico do Lineu Araújo, qualquer paciente com idade superior a 60 anos de idade pode ser encaminhado ao geriatra, especialmente nos casos em que o paciente tem alterações cognitivas ou de humor, além de múltiplas morbidades.



A médica geriatra do Lineu Araújo, Janaína Costa Cavalcanti, informa quais são as doenças mais recorrentes em pessoas idosas: “As pessoas idosas são acometidas com maior frequência por doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia; transtornos de humor, como depressão e ansiedade; e doenças neurodegenerativas, como doença de Alzheimer e doença de Parkinson”, conta.



Ela conta ainda quais ações devem ser adotadas para a prevenção de doenças nessa faixa etária: “Para que o idoso possua qualidade de vida é fundamental manter hábitos de vida saudáveis: alimentação equilibrada, prática de atividade física, evitar tabagismo e etilismo, boa noite de sono, controle das doenças crônicas, atividades sociais e de lazer.”, afirma.



Aderivaldo Andrade, secretário Municipal de Saúde da capital, explica que a presença do médico geriatra é resultado do atendimento a um pedido da população: “A presença do geriatra na rede pública municipal é importante para a promoção da saúde da pessoa idosa e a sua convocação foi em atendimento a solicitação da população”, afirma.



Centro Integrado Lineu Araújo
O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo passa por uma melhor estruturação física, tendo sido recentemente reformada a Ala A, local que funciona o Centro de Atenção ao Diabético. Também estão em processo de reforma os setores de Raio-X e mamografia. O Lineu Araújo tem 25 especialidades médicas e realiza, em média, 30 mil consultas, exames e procedimentos por mês.
ASCOM FHT

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: