Centro Dia Saber Cuidar: Espaço é inaugurado em Teresina para atender crianças com microcefalia

30 crianças serão atendidas por dia com atividades lúdicas e cuidados para o desenvolvimento infantil


Centro Dia Saber Cuidar é inaugurado em Teresina.

Centro Dia Saber Cuidar é inaugurado em Teresina. Foto: Ascom

Teresina ganhou, nesta quinta-feira (29), o mais novo espaço voltado para o atendimento de crianças com microcefalia e outras deficiências associadas ao zika vírus no Piauí. Trata-se do Centro Dia de Referência para Crianças com Microcefalia e Deficiências Associadas e Suas Famílias “Saber Cuidar”, instituição administrada pela Prefeitura de Teresina, por meio da Semcaspi e em parceria com a APAE.


O descerramento da placa inaugural aconteceu com a presença do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra; do prefeito da capital, Firmino Filho; do secretário da Semcaspi, Samuel Silveira; além do senador Ciro Nogueira e deputado federal Marcelo Castro. Lideranças relacionadas à área da assistência social também estiveram presentes no evento.


“Com essa inauguração, nós garantimos a essas famílias com crianças com microcefalia todo o atendimento, alimentação e assistência necessários pra proporcionar melhor qualidade de vida. É um momento simbólico, mas extremamente significativo para a assistência social e emocionante para todos nós”, frisa o prefeito Firmino Filho.

O Centro Dia “Saber Cuidar” amplia a rede de cuidados e atendimento especializado, acompanhando crianças e 0 a 6 anos de idade. O espaço terá capacidade para acolher, diariamente, 30 usuários. “É o primeiro Centro Dia para crianças com microcefalia da capital. Reconhecemos aqui toda uma especialidade e um atendimento direcionado que deve haver. É algo que engrandece não apenas uma gestão, mas o ser humano que caminha com essa deficiência e as famílias, que precisam do apoio do município”, garante o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira.


O ministro Osmar Terra elogiou a qualidade do novo espaço e ressaltou o bom desenvolvimento que o Centro Dia Saber Cuidar oferta para as crianças que possuem as deficiências associadas ao zika vírus. “Com os estímulos oferecidos pelo espaço, essas crianças vão se desenvolver bem melhor, no seu aspecto cognitivo, humano e, certamente, terão mais qualidade de vida e um futuro mais promissor”, ressalta Osmar Terra.


Na instituição, serão promovidas atividades lúdicas e cuidados para o desenvolvimento infantil; apoio aos cuidadores familiares sobre a autonomia nos cuidados diários; apoio na administração de medicamentos; e a realização de ações preventivas de agravos da deficiência e/ou surgimento de doenças. Os encaminhamentos vão ocorrer por demanda espontânea, busca ativa e encaminhamento através da rede assistencial que existe no município. Após uma triagem, o usuário terá acesso aos serviços.

O Centro Dia Saber Cuidar está localizado na Rua Jaicós, nº 1265, no bairro Ilhotas. A população pode ter mais informações sobre o espaço pelo telefone (86) 99939-1168.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: