Especiais

Pátio da Central de Flagrantes está lotado e carros ocupam as ruas ao redor

Quinta - 01/09/2016 às 13:09



Foto: Samuel Brandão Carros apreendidos estacionados nas ruas laterais da Central de Flagrantes
Carros apreendidos estacionados nas ruas laterais da Central de Flagrantes

A Central de Flagrantes de Teresina está com seu pátio de veículos lotado e muitos deles estão sendo estacionados nas ruas ao redor, sem a devida segurança, se deteriorando por estarem expostos ao tempo, por falta de espaço interno. Segundo o último levantamento feito no mês passado, a unidade possui 203 veículos que foram apreendidos por estarem envolvidos em furtos, roubos ou terem sido usados como instrumentos de crime.

Segundo a delegada e coordenadora da Central de Flagrantes de Teresina, Ana Luisa, todos os veículos que estão nas dependências da central foram conduzidos pelas Polícias Militar ou Civil em situação de flagrante e em razão das delegacias, de onde procedem o inquérito, não terem mais espaço, esses veículos acabam ficando na central até a restituição por parte dos proprietários.

Carros deteriorados na Central de FlagrantesCarros deteriorados na Central de FlagrantesFoto: Samuel Brandão

“Hoje, infelizmente, não temos mais espaço, o nosso pátio é relativamente maior do que muitos DP’s mas já estamos sem espaço interno e os veículos estão ficando acumulados no espaço externo, até mesmo nós aqui da central temos dificuldade em estacionar nosso veículo aqui próximo”, afirma a delegada.

Para diminuir o número de veículos apreendidos que se encontram na unidade, é feita uma triagem e levantamento de documentação, depois com uma autuação administrativa, a Comissão de Leilão do Detran retira o veículo e pode leiloá-lo. A comissão só recebe os veículos sem restrição de furto ou roubo.

Veículos apreendidos também do outro lado da rua da Central de FlagrantesVeículos apreendidos também do outro lado da rua da Central de FlagrantesFoto: Samuel Brandão

O proprietário que quiser restituir o seu bem deve dirigir-se à coordenação da Central de Flagrantes com os documentos de propriedade e apresentá-los para comprovação, logo após, a Central encaminha para o DP responsável, que irá ceder o laudo de restituição, onde o veículo é devolvido. Caso o processo já esteja judicializado, a central encaminha para a defensoria pública ou recomenda que o proprietário procure um advogado para que possa fazer um pedido de restituição.

“Se a pessoa tiver com a documentação basta que ela seja assistida por um advogado ou defensor público para ter a restituição do bem”, afirma Ana Luisa.

Ana Luiza, delegada e coordenadora da Central de FlagrantesAna Luisa, delegada e coordenadora da Central de FlagrantesFoto: Samuel Brandão

A secretaria de Segurança Pública juntamente com a Delegacia Geral está concluindo a construção de um pátio que vai funcionar nas proximidades do IML e do Instituto de Criminalística, no bairro Saci, zona Sul de Teresina. A previsão, segundo informações da delegada, é que o novo pátio seja entregue nos próximos 15 dias.

Fonte: Samuel Brandão

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: