Esportes

Centenas de bikers encaram 92 km brutais do Picos Pro Race; mineiro Daniel Zoia é o campeão

Segunda - 03/07/2017 às 20:07



Foto: Cintia Lucas Picos Pro Race
Picos Pro Race

O mineiro Daniel Zoia da equipe Audax Bike/FSA/Marzocchi foi o campeão da geral do Picos Pro Race, a maior maratona de mountain bike do Norte e Nordeste do Brasil, que movimentou mais de 450 ciclistas nesse domingo (2), na região de Picos, Sul do Estado. Zoia, da categoria Elite, seguia colado por mais dois ciclistas até o km 60 da prova, mas a partir daí, quando os trechos de longas e difíceis subidas começaram a despontar, o mineiro mostrou a que veio e disparou, deixando para trás piauiense, paraibano, pernambucano e o segundo colocado da prova, o cearense Gilberto Silva (equipe Bicipeças Cycle Tem), tamém da Elite.

Zoia ganhou um prêmio de R$ 2.000,00 pela colocação geral e mais o prêmio em dinheiro por ser o campeão da sua categoria. O evento movimento o sábado e o domingo no Picos Plaza Shopping, tendo apresentações de bandas de música e muita agitação na cidade, o que deixou a todos satisfeitos, uma vez que o evento movimento também a economia da região.

Daniel Zoia

O mineiro fez o tempo total de 3h39min33s, uma larga vantagem em relação a Giberto Silva, que completou em 2º geral com o tempo de 3h46min21s. O terceiro colocado foi o paraibano Sharlys Silva, da Wetek bikesystem. O quarto colocado foi o piauiense de Teresina Francisco Édio Neves, Equipe Audax, com o tempo de 3h58min30s. 

“É a segunda vez que eu venho para o Picos Pro Race, é uma prova que realmente exige bastante do nível físico e técnico dos atletas, altimetria de 1.400 de acumulado. É um percurso bastante duro, principalmente pelo calor intenso, trechos de areia, mas a parte mais dura para mim foi o Km 65, em uma subida que definiu a prova. Depois dela, até o final, vim mantendo um ritmo e consegui a vitória para a prova”, disse Zoia.

Gilberto Silva disse que a prova é sempre um desafio. “É uma prova muito dura, muito obstáculo, fiz uma largada consciente, tentei levar a prova até o final e correr aqui é sempre muito bom”, afirma o atleta. O paraibano Sharlys Silva, que corre provas de maratona no Nordeste, ficou com a terceira colocação. Ele conseguiu manter-se no primeiro lugar até o Km 65, mas os imprevistos com a bike não o deixaram na dianteira. “Você vai se aperfeiçoando nesse tipo de prova, é sempre bom testar seus limites”.

Este ano o Picos Pro Race teve um número recorde de inscritos em provas no PIauí, com 450 atletas vindos de dez Estados. A prova contou com o auxílio das prefeituras das cidades por onde passou como Santana do Piauí e Bocaina, que ofereceram mesas de frutas e até um chuveirão, em Satana do Piauí, para recepcionar os atletas que enfrentaram a alta temperatura e as trilhas técnicas de uma das competições mais bemconceituadas do país. “Estou muito satisfeito com o bom resultado da prova, não aconteceu nenhum incidente grave e que venham mais provas”, disse o organizador do evento, Daniel Freitas.

Picos Pro Race

Entre as mulheres, a campeã geral foi a pernambucana Alexsandra Noronha, seguida da cearense de Fortaleza, Venilda Eli, esta que recentemente venceu o Desafio das Opalas, prova realizada pela Federação de Ciclismo do Piauí - FCP, no município de Pedro II. Alexsandra elogiou a estrutura do PPR . “Foi uma prova de alto nível, estão todos de parabéns. A minha vitória foi um somatório de prática e resistência. Tive que aumentar o ritmo com 30 ou 40 Km para poder alcançar a primeira colocação”, disse a atleta estreante na competição, na categoria Elite, pela equipe Casco de Pedra.

Na categoria Master Feminino, a grande vencedora foi a também pernambucana Joziane de Moura, da equipe Camarote Radical. Ela diz que teve boa resistência à prova até o Km 70, mas, depois disso, sentiu o calor e as dificuldades das subidas do percurso, que foi elaborado para deixar a competição ainda mais técnico, como é característico do evento. “Larguei com força e como eram 92 Km, nos 22 quilômetros finais já fiquei sem forças. No ano passado, também competi e fiquei em quarto lugar. Este ano consegui liderar quase toda a prova”, disse com satisfação a atleta. 

O Picos Pro Race 2017 valeu como a 6ª etapa do Piauiense de Mountain Bike e ranking nacional da classe XCM1. O evento tem patrocínio da Audax e Picos Plaza. Co-patrocínio: Gatorade, Omega Bike, Wenzel´s Apicultura, Color Systems e Giro Radical. Apoio do Governo do Estado do Piauí, Prefeitura Municipal de Picos, Posto Dois Amores, Subway, Fusion, Iron Sports, Skol Ultra, Dr. Filipe Batista. Parceria estratégica: Faculdade R. Sá, +Açaí, Sebrae, Mais Saudável e Virtex. Apoio de mídia: Programa Caminhos e Trilhas. Realização: Naativa. O resultado oficial pode ser consultado no site www.xcrono.com.br. Outras informações na página do Picos Pro Race no Facebook.

 RESULTADO PICOS PRO RACE 2017 
6ª ETAPA DO CAMPEONATO PIAUIENSE DE MTB MARATONA – RANKING CBC CLASSE XCM1

ELITE FEMININO
1º - Alexsandra Noronha de Andrade – PE – campeã feminino Geral
2º - Venilda Eli
3º - Renata Rodrigues da Silva
4º - Vitória Simara Alencar
5º - Simoni Giovani da Vera
MASTER FEMININO
1º - Joziani Moura
2º - Cristiany Siqueira Dantas
3º - Antoniza Luíza Rodrigues dos Santos
4º - Layane Lima de Sousa
5º - Annanda Costa
ELITE MASCULINO
1º - Daniel Carneio Brum Zóia – MG – campeão masculino Geral
2º - Gilberto de Sousa Silva
3º - Sharlis Silva de Oliveira
4º - Francisco Édio Neves da Silva
5º - Celso Pereira Nunes
JUNIOR MASCULINO
1º - Leonardo Ademilton dos Santos
2º - Mário Kirnney
3º - Joaquim Ferreira Ferro Neto
4º - Gustavo Maia
5º - Fábio Lafael Costa Junior
JUVENIL MASCULINO
1º - Matheus Rodrigues Martins
2º - João Victor Moreira Reis
3º - Brenno Araújo Costa
SUB-30 MASCULINO
1º - Elionai Costa de Sousa
2º - Antonio Amaury Martins
3º - Carlos Vítor de Moura Sá
4º - Aloísio Ernesto de Andrade
5º - Renato Sousa Fontes
MÁSTER A-1 MASCULINO
1º - Luís Macedo da Silva Júnior
2º - Samuel dos Santos
3º - Francisco Ricardo Rodrigues
4º - Francisco Daniel Américo
5º -Marcos Evangelista de Lima
MÁSTER A-2 MASCULINO
1º - Dhiogo José Correia Lima
2º - Valdecio Cariri da Silva
3º - Sivaldo Lopes da Farias
4º - Rogério Ferreira do Nascimento
5º - Dominique da Silva Dias
MÁSTER B-1 MASCULINO
1º - Adelmar Andrade de Carvalho
2º - Lindomar Ferreira dos Santos
3º - Jucélio Aquino do Nascimento
4º - José Ivanildo de Souza Silva
5º - Saulo Rosa
MÁSTER B-2 MASCULINO
1º - Julio Cesar Cabral Furtado
2º - Ernani de Castro Costa
3º - Francisco Durval do Nascimento
4º - Fernando Soares de Oliveira
5º - Remo Campos Loscio
MÁSTER C-1 MASCULINO
1º - Joselito Gomes da Silveira
2º - Luiz Alves de Sousa
3º - Antonio Neto de Sousa
4º - Henrique Rocha
5º - Ciro Andrade Melo
MÁSTER C-2 MASCULINO
1º - Fausto Paulista
2º - Antonio Francisco de Oliveira
3º - Antonio Cardoso de Meneses
4º - Rubens Santos Carvalho
5º - Augusto Sampaio de Oliveira Filho
VETERANO MASCULINO
1º - João de Deus Soares Filho
2º - Wilson Parente
3º - Daniel Romão de Sousa
4º - Francisco Bispo da Costa
TURISMO FEMININO
1º - Adriana Olveira Guimarães
2º - Fabianny Rodrigues Passos
3º - Kely Cristina do Rosário Nunes
4º - Francílucia de Alencar Bezerra
5º - Ivanara Regis Lustosa
TURISMO MASCULINO
1º - Matheus Henryque
2º - Eduardo Hipólito
3º - Valdir dos Santos Silva
4º - Demenson Pereira Maciel
5º - Itamar Emanoelv

Fonte: Cintia Lucas

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: