Educação

Censo Escolar disponibiliza mapa das escolas

Sistema mostra quantidade de escolas em atividade e número daquelas que já enviaram todos os dados para o censo de 2017
Fonte: Portal Brasil | Editor: Redação 27/07/2017 14:01
acompanhamento de frequência escolar acompanhamento de frequência escolarFoto: Ascom

O Mapa das Escolas do Censo Escolar 2017 já está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Por meio do sistema, é possível visualizar a quantidade de escolas em atividade, assim como aquelas que já enviaram todos os dados para o censo. O prazo para repasse dos dados da matrícula inicial ao sistema Educacenso, a primeira etapa do levantamento, termina na próxima segunda-feira (31).

A ferramenta apresenta, nos níveis nacional, estadual e municipal, o número de escolas que já completaram o preenchimento do censo. As informações estão disponíveis em números absolutos e em percentual. O quantitativo aparece em formato de tabela e agrupado por dependência administrativa. O sistema permite ainda imprimir e exportar os dados.

Avaliação escolar

Todas as escolas que fazem parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2017 devem informar os dados da matrícula inicial do Censo Escolar 2017 até 31 de julho. Essa é uma das condições para que as instituições sejam avaliadas. A participação é obrigatória para a rede pública e facultativa para a rede privada, que teve até 14 de julho para aderir.

Nessa etapa, são coletados dados individualizados de escolas, turmas, alunos e profissionais em sala de aula, por meio dos quais o Inep planeja a aplicação da edição 2017 do Saeb, entre 23 de outubro a 3 de novembro. As médias de desempenho dos estudantes nas provas junto às taxas de aprovação irão compor o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017, a ser divulgado no próximo ano.

Comentários