Geral

Ceir oferece mais de 100 tipos de exames gratuitamente

Férias Sangue Exames Reabilitação Ceir

Quarta - 08/07/2015 às 16:07



Além das férias, o mês de julho é sinônimo de checape. Depois de realizar um, o autônomo Alexandre Borges precisou fazer exames de sangue, fezes e urina. O que ele não imaginava é que no Ceir - Centro Integrado de Reabilitação, ele poderia realizar esse procedimento.

"Fui ao médico para um checape e ele me pediu que eu fizesse alguns exames. Na hora de realizar o encaminhamento para o local, uma das opções era o Ceir", conta Alexandre.

Conhecendo pessoas que já realizaram exames no Ceir, Alexandre optou pelo Centro. "Escolhi aqui por causa da melhor acessibilidade e por indicação de amigos. Gostei do rápido atendimento e higiene do local", comenta.

Referência em reabilitação de pessoas com deficiência do Piauí, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) possui um moderno Centro de Diagnóstico, com equipamentos de última geração e profissionais especializados, que garantem rapidez, conforto e segurança aos pacientes.

O Centro de Diagnóstico do Ceir é credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar mais de 100 tipos de procedimentos como tomografia computadorizada, ressonância magnética, radiografia e ultrassonografia, além de exames laboratoriais, neurológicos, pneumológicos e urológicos.

"No caso dos pacientes do Ceir, a realização dos exames ainda traz a vantagem da praticidade, já que tudo funciona no mesmo prédio, garantindo mais agilidade ao tratamento de reabilitação. Mas, o Centro de Diagnóstico do Ceir atende também qualquer pessoa que precise fazer os exames pelo SUS", declara a coordenadora do Centro de Diagnóstico, Hardiane Parente.

Segundo dados da instituição, de 2011, quando o Centro de Diagnóstico foi inaugurado, à maio de 2015, o local realizou mais de 156 mil atendimentos, entre procedimentos e exames. Somente em 2015, o Centro já realizou aproximadamente 14 mil atendimentos.

Hardiane Parente também lembra que os serviços do local, além de ofertados pelo SUS, podem ser realizados particularmente e através de planos de saúde e convênios com o Hospital da Polícia Militar e Maternidade Evangelina Rosa. "Devido a qualidade do atendimento, felizmente, é grande a quantidade de retornos dos paciente", afirma a coordenadora.

A dona de casa Maria das Dores, de 60 anos, não deixa mentir. Pela segunda vez, ela utiliza os serviços do Centro de Diagnóstico do Ceir. "Precisei fazer um Raio X e vim para cá. Aqui, é tudo organizado e limpinho. E a gente ainda é muito bem atendido", comenta.

Ampliação dos atendimentos

Há mais de sete anos ofertando atendimentos a pessoas com deficiência física-motora, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) iniciou, em fevereiro deste ano, atendimentos a pessoas com deficiências auditivas.

Resultado de uma qualificação do Ministério da Saúde que determina o Ceir como Centro Especializado em Reabilitação III (CER), o Centro de Diagnóstico da instituição passou a realizar o Programa de Promoção e Prevenção da Saúde Auditiva, do Governo Federal.

Com uma equipe multidisciplinar especializada, composta por médicos, otorrinoralingologistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e psicólogos o programa tem como objetivo atender a pessoa com deficiência auditiva que depende de qualificação de processos e avaliação diagnóstica, tratamento clínico, seleção, adaptação e fornecimento de aparelhos de amplificação sonora individual, assim como acompanhamentos e terapias fonoaudiológicas.

“Trata-se de uma alternativa encontrada pelo Governo para o tratamento dessas pessoas, até então realizado somente por clínicas particulares, através do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica a coordenadora do Centro de Diagnóstico do Ceir, Hardiane Parente.

Saiba como ter acesso ao Centro de Diagnóstico do Ceir

Todos os procedimentos e exames realizados no Centro de Diagnóstico do Ceir podem ser agendados diretamente pelo sistema on-line do SUS, na secretária de saúde dos municípios. Em Teresina, as requisições de exames devem ser levadas aos postos de saúde dos bairros para que a marcação seja feita.

No caso de procedimentos e exames particulares ou por planos de saúde e convênios, a marcação deve ser feita no Centro de Diagnóstico do Ceir, localizado na Avenida Higino Cunha, Nº 1515, no Bairro Ilhotas, em Teresina – Piauí.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: