Educação

CEFTI Raldir Cavalcante orienta alunos com Mostra das Profissões

O ciclo de palestras foi iniciado como proposta em 2008

Sábado - 25/03/2017 às 12:03



Foto: Ascom Palestra
Palestra

Escolher uma profissão é um momento que gera muitas dúvidas para os alunos que estão prestes a fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Diante das questões sobre qual curso superior seguir adequado à aptidões dos alunos, o Centro Estadual de Ensino Fundamental de Tempo Integral (CEFTI) Professor Raldir Cavalcante Bastos vem realizando, entre os dias 23 e 29 de abril, o ciclo de palestras "Mostra das Profissões".

O ciclo de palestras foi iniciado como proposta em 2008, quando a coordenação pedagógica da escola intentou uma nova proposta para combater a dificuldade dos alunos em entender a necessidade de fazer um curso superior. A estratégia para despertar o interesse de conhecer as profissões foi realizada entre a escola, pais e alunos.

"No início do ano sentamos com as turmas de terceiro ano do Ensino Médio que irão realizar o Enem e traçamos metas, como organizar uma aula de redação com produção e revisão por semana e um dia dedicado à produção, e durante a tarde, conversarmos com uma pessoa de cada área de formação acadêmica desejada", declarou a professora Rozelita Magalhães.

Após pesquisa de opinião em sala de aula os professores traçaram os perfis sobre as habilidades profissionais pretendidas pelos alunos chegando a 30 cursos diferentes, sendo 17 das universidades públicas do Estado. O ciclo de palestras envolve os cursos de arquitetura, engenharia civil, eng. elétrica, direito, informática, serviço social, psicologia e jornalismo.

"Planejamos estas palestras para apresentar as áreas, o perfil do curso, mercado quais trajetórias irão percorrer até se tornar um profissional. O objetivo é fazer com que o aluno decida no início do ano e se dedique na área de peso, após essa fase iremos intensificar as revisões especificas. Estamos acompanhando a vida estudantil desde o início e queremos os nossos alunos na universidade pública", enfatiza Rozelita.

A semana foi iniciada com a palestra na área de medicina, com o neurocirurgião Dr. Benjamin Pessoa. Além dos palestrantes convidados da comunidade, uma ex-aluna da escola, formada na área de Psicologia, conversou com os alunos apresentando sua profissão.

Estudando há quatro anos na escola, Maria Fernanda Carvalho Sousa comentou sobre a preocupação dos professores em acompanhar e orientar de perto os alunos nessa decisão.

"A escola está fazendo as palestras sobre as profissões, nos ajudando a entender sobre os cursos e nossas necessidades. Muita gente tem a ideia de medicina, outros de engenharia e ao mesmo tempo arqueologia. Então a escola promoveu essa palestra para nos direcionar no caminho, melhorar nossa decisão no Enem e principalmente para ter uma noção do futuro", completou Maria Fernanda.

Fonte: Portal do Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: