Brasil

Cearenses podem receber alerta de desastres a partir de segunda (26)

É preciso se cadastrar para receber a mensagem no celular via SMS.

Sábado - 24/02/2018 às 13:02



Foto: Tribuna de Minas SMS
SMS

Moradores do Ceará podem se cadastrar para receber alertas de riscos e desastres naturais a partir de segunda-feira (26). Os textos serão enviados em caso de riscos de inundações, perigo de deslizamentos de terra, alagamentos, temporais e outros eventos naturais que possam trazer risco à população local.

A partir de segunda-feira, o seguinte informe será enviado aos celulares: "Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse". Se a mensagem não chegar ao usuário, ele pode se cadastrar pelo mesmo número de SMS, 40199.

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério da Integração, e Defesa Civil dos estados e municípios serão responsáveis pelo serviço de envio das mensagens para o celular das pessoas interessadas. De acordo com o SindiTelebrasil, 2,3 milhões de pessoas já se cadastraram, e 43 milhões de mensagens de alerta foram encaminhadas em todo o Brasil, onde o serviço já funciona.

O sistema foi desenvolvido em parceria com os órgãos de Defesa Civil e as operadoras de telefonia móvel. O serviço, que não tem nenhum custo para o cidadão, já está implantado nos estados Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Segundo a Anatel, cerca de 20 países contam com serviços semelhantes, como Canadá, Chile, Bélgica, Filipinas e Japão.

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: