Casos notificados de dengue caíram 37% no Piauí

No mesmo período do ano passado, o Piauí somou 274 notificações


Mosquito da dengue é causador de três doenças

Mosquito da dengue é causador de três doenças Foto: Divulgação

O Piauí notificou 173 casos suspeitos de dengue, em 2018, e no mesmo período do ano passado, foram 274 notificações, o que representa uma redução de 37% dos casos. Foi o que apontou o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, apresentado nesta sexta-feira (23). 

Apesar da constante queda nas notificações (no último boletim a redução foi de 34,5%), a Secretaria de Saúde chama atenção do fator que pode contribuir para uma “aparente” queda nos indicadores: a subnotificação dos casos, aliada ao autodiagnóstico, quando o paciente, ao se considerar doente com dengue, não procura o serviço de saúde e, portanto, não é notificado como suspeito da doença. Isso faz da doença uma preocupação contínua dos órgãos de vigilância em saúde no estado.

O técnico de Vigilância em Saúde, da Secretaria, Antônio Manoel, explica qual o impacto dessa subnotificação. “Ela pode sim camuflar uma situação real do agravo, seja por falta de alimentação do próprio sistema pelos municípios, seja por que o paciente se autodiagnostica e não procura mais o serviço de saúde. Então, é importante que os municípios alimentem o sistema”, pede.

O período chuvoso também é um momento que exige atenção por parte da população e serviços de vigilâncias. “Estamos num período chuvoso, o que propicia o aumento de possíveis criadouros dos mosquitos, por isso mesmo a população não pode relaxar em fazer sua parte”, alerta.

Chikungunya e Febre Amarela

Também houve redução nos casos de febre chikungunya, de 29% em relação ao mesmo período de 2017. Em 2018, foram 54 casos foram notificados e no passado, 76. 

Os casos de febre amarela, foram três casos notificados e descartados no ano passado. Este ano, foi notificado e descartado um caso.

Fonte: Sesapi

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: