Saúde

Casos de sarampo e Hepatite aumentam no Brasil; confira os sintomas

O sarampo é um vírus de fácil transmissão e que pode gerar até complicações neurológicas. Casos de hepatites também estão aumentando.

Quarta - 11/07/2018 às 17:07



Foto: Tres Passos News Vacina
Vacina

Por que o sarampo, que já tinha praticamente sumido, está de volta? Há casos principalmente no norte do país. Segundo a vigilância de saúde, os novos casos foram trazidos por venezuelanos que chegaram ao Brasil. Já são duas mortes em Roraima e uma no Amazonas – um bebê de apenas sete meses.

'Perdi a carteirinha de vacinação, e agora?' G1 responde dúvidas sobre vacinas

O sarampo é um vírus de fácil transmissão, explica a infectologista Rosana Richtmann. As bolinhas vermelhas só aparecem alguns dias depois e a doença começa com tosse, coriza e febre. Muitas pessoas não tomam a vacina porque acham que o sarampo é uma doença leve, mas a verdade é que ela pode até levar a complicações neurológicas nas crianças.

Entre as complicações estão:

Infecção nos ouvidos

Diarreia

Vômito

Hemorragia

Alterações neurológicas (convulsões e encefalites)

Pneumonia bacteriana secundária

Hepatite

Todo mundo precisa tomar duas doses da vacina a partir de um ano de idade. A imunização está dentro da vacina tríplice viral (protege contra sarampo, rubéola e caxumba).

Hepatites

Casos de hepatites também preocupam. A hepatite A aumentou mais de 70% no Brasil, principalmente entre homens. A hepatite B também preocupa, porque muita gente esquece de se vacinar. É possível controlar e mesmo eliminar os vírus da hepatite. Isso porque os vírus A e B têm vacina e ainda existem outros métodos de prevenção e tratamento.

Hepatite A

Transmitida pelo contato de fezes com a boca. É preciso higienizar os alimentos, consumir só água potável, higienizar as partes íntimas e usar proteção no sexo. Tem vacina.

Hepatite B

Transmitida pelos fluídos sexuais e sangue. Usar camisinha, não compartilhar objetos cortantes e cuidados com procedimentos invasivos são meios de prevenção. Tem vacina.

Hepatite C

Também transmitida pelos fluídos sexuais e sangue. A prevenção é a mesma da hepatite B. Esse tipo é o que mais gera adoecimento e óbitos, apesar de 90% dos casos poderem ser curados e os remédios estarem disponíveis no SUS. Não tem vacina.

Fonte: Bem Estar

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: