Municípios

Casarão construído no século XIX desaba no Centro de Oeiras

O prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Sexta - 23/03/2018 às 15:03



Foto: Portal Integraçãp Antiga Pensão Portela
Antiga Pensão Portela

Após as fortes chuvas da madrugada desta sexta-feira (23) parte de um casarão histórico desabou no Centro de Oeiras. A antiga “Pensão Portela” integra o complexo histórico e paisagístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O prédio estava abandonado. Em 2013, o promotor de Justiça, Carlos Rubem Campos Reis expediu recomendação para isolamento do local. O telhado e as fachadas internas já haviam desmoronado, e o risco de acidentes e prejuízos aos moradores era visível.

Os moradores, que sempre acreditaram que o prédio fosse reformado, enviaram alguns ofícios aos escritórios do IPHAN em Teresina, em Brasília e Ministério Público, pedindo que fossem tomadas providências para a reforma do prédio, a fim de evitar uma tragédia.

A antiga Pensão Portela foi construída no século XIX, repleta de história e memória de Oeiras. A casa foi habitada entre os anos 1920 a 1960 do século passado. A casa colonial já recebeu hóspedes ilustres como o então candidato à presidência da República, Adhemar de Barros, em 1955. No início dos anos 2000, o prédio entrou em ruínas.

Pensão Portela antes de desabarPrédio antes de desabar

Fonte: Portal Integração

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: