Arte e Cultura

Casa da Cultura recebe oficina de teatro neste sábado (08)

Oficina será ministrada pelo artista e autodidata Kadosh Olive

Quarta - 05/09/2018 às 18:09



Foto: Ascom Casa da Cultura recebe oficina de teatro neste sábado (08)
Casa da Cultura recebe oficina de teatro neste sábado (08)

Neste sábado (08) a Casa da Cultura de Teresina recebe a Oficina Espetáculo Cenopoético Anatomia das Paixões, ministrada por Kadosh Olive, da Oficina Teatro Ritual de Formação de Atores. O curso será a partir das 10h e as inscrições estão abertas, podendo ser feitas no local. As vagas são limitadas. Os valores são de R$ 40,00 [inteira] e R$ 20,00 [meia].

A Casa da Cultura, localizada na Rua Rui Barbosa, 348, Centro/Sul, é mantida pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC) e, além de abrigar exposições e projetos de circulação, promove diversas oficinas artísticas de dança, música, teatro e artes visuais. “Temos oficinas fixas e sempre temos outros projetos com menos duração, com ministrantes de fora do Piauí, mas de grande valor para o aprendizado artístico”, destaca Josy Brito, diretora da Casa.

O ministrante da oficina, Kadosh Olive, é um artista e autodidata múltiplo, sendo além de ator, ativista dos Direitos Humanos, educador popular, vanguardista e progressista. Atua com teatro, ministrando a oficina de corpo e teatralidade que vem desenvolvendo a dramaturgia do corpo com práticas de cuidado na promoção da saúde mental por meio do teatro e artes integradas. Idealizador da metodologia social que integra saúde e cultura, participou do projeto Hotel da Loucura no Instituto Nise da Silveira, em Engenho de Dentro (RJ), com métodos humanizados de arte-terapia em pacientes psiquiátricos.

Para o ator piauiense, nascido e criado em Teresina e radicado no Rio de Janeiro, Kadosh Olive, que iniciou os seus estudos na Escola Técnica de Teatro Gomes Campos, em Teresina, é um prazer trazer para o seu estado natal o resultado de seu trabalho na sua passagem pela cidade e nesse intercâmbio pela capital carioca. “Nosso interesse é promover um intercâmbio cultural, a fim de fortalecer a relação entre cultura e desenvolvimento social no serviço público de saúde. Além de potencializar e fomentar o intercâmbio cultural, o desenvolvimento humano e comunitário, saúde e cultura, que deve ser feito em caráter de urgência”, afirma.

Kadosh foi Indicado pelo Museu Dr. Guislain, em Gante, na Bélgica, e a Janssen Research & Development, LLC, na sétima edição, ano 2018 do prêmio anual Dr. Guislain "Rompendo as Barreiras do Estigma" (Breaking the Chains of Stigma), prêmio que reconhece uma pessoa, um projeto ou uma organização que tenha feito uma contribuição extraordinária para reduzir o estigma associado às doenças mentais.

Este método aplica neurociência, investigação somática, artes de teatro (com ênfase em obras de Shakespeare, como Hamlet e Ophelia), performance de rua, ritual, folclore e mitologia aplicada como arquétipo junguiano.


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: