Municípios

Carteira de identidade para transsexuais começa a ser emitida

xarteira transsexuais emissão Piripiri

Quinta - 03/12/2015 às 00:12



Foto: vejapiripiri Primeira dama e voluntários mostram a cópia da nova carteira
Primeira dama e voluntários mostram a cópia da nova carteira
 Na manhã da última segunda-feira (30), foi iniciado em Piripiri o processo de emissão da Carteira de Nome Social para travestis e transexuais. Assim, Piripiri é mais um município brasileiro a possuir o documento que, por enquanto, tem validade em todo o estado.

A iniciativa da Secretária Municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETAS), a emissão é realizada em parceria com a SASC e Governo do Estado do PI. De acordo com a Secretária da Assistência Social, Clarinda Andrade, esse trabalho representa um grande avanço para o enfrentamento à homofobia.

A partir de hoje, a Carteira de Nome Social para as travestis e transexuais já está valendo em todo Estado. "Essa é uma conquista importante para nós. Nosso objetivo é de que, esse passo seja apenas o primeiro de muitos que ainda daremos", afirmou o presidente do Conselho Municipal LGBT, João Batista. O diretor de gestão do SUAS Wilian Sousa, afirma que este avanço é fruto da conferencia LGBT que aconteceu no inicio de novembro, e falou sobre a utilidade deste documento. “Esta carteira pode ser utilizada em todos os momentos. É a carteira de identificação social. É o nome social da pessoa”, pontua.

Para fazer a carteira, os interessados devem procurar a SETAS através do CREAS e do Conselho Municipal LGBT, munidos da certidão original de nascimento e da última carteira de identidade. A primeira via do documento é gratuita para travestis e transexuais. maispiripiri.com

Fonte: com informes do vejapiripiri

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: