Municípios

Carreta da Saúde leva atendimento para o combate à hanseníase em Floriano (PI)

Nordeste é a região com mais casos da doença no Brasil e registrou cerca de 15 mil pessoas com hanseníase em 2015

Segunda - 09/10/2017 às 16:10



Foto: Divulgação Prevenção Hanseníase
Prevenção Hanseníase

De 9 a 11 de outubro, a Carreta da Saúde Novartis estará na cidade de Floriano (PI). Ao longo dos três dias, a população poderá realizar gratuitamente consultas, exames e tirar dúvidas sobre métodos de prevenção e controle da hanseníase, em três endereços diferentes (conforme calendário de serviço abaixo), das 9h às 17h. A Carreta também levará à população teste rápido de sífilis e hepatites, aferição de pressão arterial e atualização de vacinas.

O Brasil está em segundo lugar no ranking de países com novos casos de hanseníase2, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. A doença, que deveria estar erradicada, registrou cerca de 30 mil novos casos em um ano no país3. De acordo com o Ministério da Saúde, o Nordeste é a região com mais casos da doença no Brasil, com cerca de 15 mil casos registrados em 20151.

Desde 2009, a Novartis possui a Carreta da Saúde, um caminhão itinerante, com cinco consultórios e um laboratório, que percorre todo o Brasil no combate à hanseníase. Atua em parceria com o Ministério da Saúde, com apoio do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), buscando a erradicação da doença até 2020. Os tratamentos medicamentosos para a hanseníase são doados pela Novartis ao Sistema Único de Saúde (SUS) e também são doados à Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fonte: Conteúdo Comunicação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: