Municípios

Carreta da Saúde leva atendimento para o combate à hanseníase em Floriano (PI)

Nordeste é a região com mais casos da doença no Brasil e registrou cerca de 15 mil pessoas com hanseníase em 2015
Fonte: Conteúdo Comunicação | Editor: Da redação 09/10/2017 13:11
Prevenção Hanseníase Prevenção HanseníaseFoto: Divulgação

De 9 a 11 de outubro, a Carreta da Saúde Novartis estará na cidade de Floriano (PI). Ao longo dos três dias, a população poderá realizar gratuitamente consultas, exames e tirar dúvidas sobre métodos de prevenção e controle da hanseníase, em três endereços diferentes ( conforme calendário de serviço abaixo ), das 9h às 17h. A Carreta também levará à população teste rápido de sífilis e hepatites, aferição de pressão arterial e atualização de vacinas.

O Brasil está em segundo lugar no ranking de países com novos casos de hanseníase 2 , segundo dados da Organização Mundial da Saúde. A doença, que deveria estar erradicada, registrou cerca de 30 mil novos casos em um ano no país 3 . De acordo com o Ministério da Saúde, o Nordeste é a região com mais casos da doença no Brasil, com cerca de 15 mil casos registrados em 2015 1 .

Desde 2009, a Novartis possui a Carreta da Saúde, um caminhão itinerante, com cinco consultórios e um laboratório, que percorre todo o Brasil no combate à hanseníase. Atua em parceria com o Ministério da Saúde, com apoio do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), buscando a erradicação da doença até 2020. Os tratamentos medicamentosos para a hanseníase são doados pela Novartis ao Sistema Único de Saúde (SUS) e também são doados à Organização Mundial da Saúde (OMS).

Comentários