Saúde

Carnaval: Sesapi disponibiliza 2,5 milhões em preservativos

Em 2017 foram notificados 420 casos de AIDS no Piauí
Fonte: Sesapi | Editor: Redação 27/02/2019 12:10
A prevenção das doenças é feita com uso de preservativo A prevenção das doenças é feita com uso de preservativoFoto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde disponibilizará cerca de 2,5 milhões de preservativos masculinos e femininos, além de 400 mil lubrificantes aos municípios para campanhas educativas anteriores e durante o carnaval.

A coordenadora de Doenças Transmissíveis, Karinna Amorim, enfatiza que, além dos insumos, disponibilizados pelo Ministério da Saúde, o Estado incentiva os municípios a realizarem suas próprias campanhas de distribuição de preservativos. “É imprescindível que as pessoas sejam conscientizadas da importância do sexo seguro e da prevenção de doenças transmissíveis, não só no carnaval, mas em qualquer período”.

A coordenadora comenta que os dados de AIDS, doença manifestada do vírus HIV, não são satisfatórios e que não houve redução. Em 2015, foram notificadas 416 pessoas com AIDS, em 2016 foram 424 e em 2017, 420 casos. No total, desde que a doença foi descoberta em 1980 até dados parciais de 2018, foram 7.008 pessoas com AIDS no Piauí, sendo a maioria delas, 4.733, homens e 2.275 mulheres.

A Secretaria de Estado da Saúde também trabalha a busca ativa de casos de doenças transmissíveis por meio dos testes rápidos pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Fique Sabendo. Em poucos minutos, o paciente tem o diagnóstico, de forma secreta e gratuita, e é encaminhado para a rede de saúde para o tratamento.

O CTA funciona nos dois turnos, manhã e tarde, na Rua 24 de Janeiro, 124. O usuário deve buscar, nos seus municípios, onde há a oferta do serviço.

Comentários

Matérias Relacionadas

Apoio: