Política

Cármen Lúcia defende a unidade da Justiça: "juntos somos muito mais"

A nova presidente do STF diz que não gosta de festas, mas de processo

Quinta - 08/09/2016 às 12:09



Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil Ministra Cármem Lúcia eleita presidente do STF
Ministra Cármem Lúcia eleita presidente do STF

A ministra Cármen Lúcia assumem, na próxima segunda-feira (12), às 15h, a Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Dias Toffoli será o vice-presidente do STF. A nova presidente propôs a unidade da Justiça. “ O STF é um só, o Judiciário do Brasil tem que voltar a ser um só. Hoje tem sido vários, e acho que juntos somos muito mais", defendeu Cármem Lúcia.

A ministra disse que não gosta de festa. “Eu não tenho a mesma, digamos, tranquilidade para algumas funções do cargo de ministro do Supremo, porque não gosto muito de festas, de nada disso. Eu gosto de processo. Hoje eu sei porque fui advogada de audiência. Eu gosto mesmo é disso aqui”, avisou a ministra, que dispensou a tradicional recepção aos convidados, bancadas pelas associações de magistrados.

Na terça-feira (6), ao se despedir dos ministros da Segunda Turma do STF, Celso de Mello, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Teori Zavascki, Cármen Lúcia foi irônica. “O ministro Lewandowski assume e aí não terão mulher para perturbar o clube do bolinha que volta aqui. Mas eu quero dizer que vou voltar de vez em quando. Vou trazer um processo para vir aqui e me divertir, no sentido de ser feliz de estar aqui", brincou a ministra.

"Nesses momentos obscuros que passamos e estamos vivendo, talvez seja importante propiciar que chegue à presidência do STF uma figura tão diferenciada, comprometida com a vida pública como a ministra Cármen Lúcia”, elogiou Gilmar Mendes

Cármen Lúcia Antunes Rocha foi indicada para o Supremo pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tomou posse em 2006. A ministra nasceu em Montes Claros (MG) e formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), em 1977. Càrmen Lúcia é a segunda mulher a assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal. A primeira foi a ex-ministra Ellen Gracie.

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: