Cáritas vai discutir Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

caritas encontro PAA discute


A Cáritas Brasileira Regional do Piauí, em parceria com a CONAB e o Fórum Estadual de Convivência com o Semiárido-FPCSA, está preparando o Encontro Estadual do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no Piauí. O tema em pauta no encontro que acontecerá nos dias 26 e 27 de abril no Centro Guadalupe será “O PAA e a superação da pobreza e da fome – desafios e perspectivas”.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) promove às populações em situação de insegurança alimentar o acesso a alimentos. Também proporciona a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar e ainda contribui para a formação de estoques estratégicos e para o abastecimento de mercado institucional de alimentos, que compreende as compras governamentais de gêneros alimentícios para fins diversos, e ainda permite às famílias agricultoras estocarem seus produtos para que sejam comercializados a preços mais justos. O Programa existe desde 2003 e é desenvolvido com recursos dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Faz parte da missão da Cáritas, como instituição que combate a miséria com ações de solidariedade nas situações de emergência e pobreza, participar de discussões como a do Programa de Aquisição de Alimentos que objetiva solucionar quadros de fome e miséria.

Dentre os objetivos do encontro estão a troca de experiência entre grupos de agricultores(as) e entidades, revisitação das categorias de associativismo e cooperativismo, formação para a qualificação na gestão dos projetos do PAA e conhecer e catalogar os grupos de PAA no Estado. Dentro da programação do encontro também acontecerá uma mostra de sementes crioulas da Fartura do Piauí que possibilitará o intercâmbio dos produtores.

Confira a Programação:

PROGRAMAÇÃO – METODOLOGIA – CONTEÚDO - 26/04/2013

MANHÃ

COORDENAÇÃO:

08h30min – Mística de Abertura e apresentação de participantes

09h00min – Mesa de Abertura (FPCSA, CÁRITAS, CONAB, MDA, SDR, AGRICULTOR(A)/PROJETO)

10h15min – PALESTRA MÁGMA DO ENCONTRO SOBRE A TEMÁTICA (Sílvio Porto/CONAB NACIONAL)

- PLENÁRIA E DEBATES

TARDE

COORDENAÇÃO:

14h15min – Apresentação de três experiências de projetos de PAA no Piauí (Cáritas de Bom Jesus, APAE RURAL/CONAB)

PLENÁRIA DE DEBATES.

16h15min – PALESTRA: A TRAJETÓRIA DO PAA NO PIAUÍ – AVANÇOS E DIFICULDADES (Mendes/CONAB)

17h00min – PLENÁRIAS DE DEBATES

17h30min – AMOSTRA E INTERCÂMBIO DE SEMENTES CRIOULAS DA FARTURA DO PIAUÍ COM RODAS DE CONVERSA E AULA SHOW DOS AGRICULTORES(AS).

NOITE CULTURAL

COORDENAÇÃO: 19h30 – Animação cultural

DIA (27/04/2013)

MANHÃ

COORDENAÇÃO:

08h00min - Momento de Mística e espiritualidade

08h30min – PALESTRA: A Importância do Associativismo e Cooperativismo na execução do PAA.

PLENÁRA DE DEBATES

10h15min – TRABALHO DE GRUPO A APRTIR DAS SEGUINTES QUESTÕES:

Como ampliar e consolidar o PAA no Piauí?

Como fazer para que mais agricultores e agricultoras acessem melhor o PAA

11h30min – Plenária dos resultados dos grupos e encaminhamentos.

12h30min - Encerramento do encontro.



O Centro Guadalupe, onde será realizado o encontro nos dias 26 e 27 de abril, fica localizado à rua Arêa Leão, 1940 no bairro Vila Operária, zona norte de Teresina.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: