Municípios

Caravana leva programa Identidade Jovem a Oeiras e Picos

Em ambos os municípios há, segundo gestores, resistência de empresas e promotores de eventos.

Sexta - 02/06/2017 às 16:06



Foto: Cássia Sousa Estudantes de Picos assistem à palestra sobre o ID Jovem
Estudantes de Picos assistem à palestra sobre o ID Jovem

Nesta semana, o programa Identidade Jovem (ID Jovem) foi lançado nos municípios de Oeiras e Picos. De acordo com dados da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), em Oeiras, há 4.423 jovens que podem acessar o programa. Em Picos, são 8.811. Os critérios são: ter entre 15 e 29 anos e renda familiar de até dois salários mínimos.

Na programação nas duas cidades, apresentações artísticas e uma palestra sobre o ID Jovem, ministrada pela Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv), para os jovens. “Além disso, discutimos outras questões de políticas públicas para a juventude, como Estatuto da Juventude e outros programas voltados para os jovens”, disse o coordenador estadual da Juventude, Vicente Gomes.

A secretária municipal de Juventude de Oeiras, Heloísa Helena, explicou que o poder público municipal já está realizando a mobilização de jovens para que conheçam o programa. “O aspecto mais positivo é que, mesmo antes de iniciarmos esse debate, soubemos de três jovens que já conseguiram adquirir passagens de ônibus pelo programa. Um deles, inclusive, com a total gratuidade”, disse a gestora.

Em relação à meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, a secretária informou que também já existe um diálogo com os promotores de eventos e que há alguma resistência. “Porém, não podemos esquecer que é uma conquista do Estatuto da Juventude e que no âmbito do Direito, não podemos abrir mão disso simplesmente porque as pessoas insistem em não cumprir a lei”, afirmou Heloísa Helena.

Em Picos, de acordo com a representante da Coordenadoria Municipal de Juventude, Alice Alencar, também existe resistência, mas principalmente das empresas de transporte interestadual. Ela afirma que cartazes sobre o programa, colados nas paredes e murais da rodoviária, já foram arrancados três vezes. “Mas isso é uma luta. Precisamos mostrar que lei precisa ser cumprida e, se não for, acionaremos o Ministério Público para tomar as providências”, disse Alice.

Uma reunião foi agendada para a próxima semana entre a Coordenadoria Municipal de Juventude de Picos e os representantes das empresas de ônibus interestadual para tratar sobre a pauta.

A representante ainda informa que a coordenadoria está comprometida na divulgação do programa. De acordo com Alencar, foi feito um mapeamento de todas as escolas estaduais e universidades e técnicos do município têm visitado escolas e universidades de modo a informar os estudantes sobre como acessar o programa.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: