Capital: grupo de Mulheres lança fórum de combate à violência

violencia combate forum mulheres


A violência contra a mulher em Teresina ganhou um importante aliado da sociedade na sexta-feira (30), com o lançamento do Fórum Mulheres Contra a Violência e a Favor da Vida. O grupo pretende levar uma mensagem educativa aos vários bairros de Teresina e o lançamento da ação contou com a presença de várias autoridades, entre elas a vereadora Rosário Bezerra (PT), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara Municipal.



A primeira plenária do grupo aconteceu no auditório da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí (Fetag-PI). Luiza Gomes, coordenadora do fórum, afirma que a ideia de criar um grupo nasceu após sua sobrinha ter sido assassinada pelo companheiro, crime que ocorreu no ano passado.



"Infelizmente, todos os dias ouvimos relatos de violência contra as mulheres, mas a gente sempre acha que trata-se de um tema distante. Até que um dia acontece dentro da nossa casa. É preciso a união de forças na sociedade para evitar ocorrências como essas", explica a coordenadora do grupo, Luiza Gomes.



A vereadora Rosário Bezerra lembrou sua trajetória de luta a frente dos direitos das mulheres na CMT e reforçou que o principal diferencial do fórum é que trata-se de uma mobilização da própria sociedade, em prol da resolução de um problema grave.



"Temos avançado nas políticas de defesa da mulher e cito como exemplo a própria criação de varas específicas para tratar dos assuntos relacionados à violência contra a mulher. Mas ideias como esse fórum são muito bem-vindas para reforçar essa bandeira, que antes de tudo, luta pelo respeito e pela igualdade", afirmou Rosário Bezerra.



Durante o evento, Rosário Bezerra, o pré-candidato a deputado estadual Francisco Guedes e a suplente de senadora Regina Sousa, ambos do PT, assinaram uma carta com compromisso de lutar por ações que ajudem a resguardar os direitos das mulheres nas mais diversas esferas, indo além do combate à violência.



O promotor Francisco de Jesus, que coordena o Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid), além da militante Sônia Terra, também prestigiaram o lançamento do fórum.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: