Olhe Direito!

Olhe Direito!

Capacitação para profissionais que atuam na área de saúde mental do Pi

Quarta - 15/06/2016 às 17:06



Profissionais de Enfermagem de todo o estado que trabalham na assistência de enfermagem em saúde mental do Piauí iniciaram, na última terça-feira, dia 14, curso de capacitação na área.

O curso, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN/PI), em parceria com a Gerência de Atenção à Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde e a Fundação Municipal de Saúde (FMS), tem como objetivo discutir temas transversais que perpassam pelos processos de trabalho desenvolvidos pela equipe de enfermagem atuante nos serviços de saúde mental do Estado, além de alinhar novas estratégias a serem desenvolvidas nos serviços a fim de melhorar o atendimento ao indivíduo em sofrimento psíquico.

A solenidade de abertura foi presidida pelo presidente do COREN-PI, Dr. Lauro César de Morais, que destacou a importância da capacitação para os profissionais. “Temos aqui profissionais de diversas cidades, de norte a sul do Piauí, o que representa um avanço significativo nas discussões sobre a atenção hospitalar e as residências terapêuticas. Conhecemos bem a realidade dos atendimentos nessa área e o COREN planejou este curso como forma de ampliar o debate para essa questão que é tão pouco abordada pelo sistema de saúde”, destacou ele.

Com carga horária de 60 horas, o treinamento será dividido em dois módulos e vai tratar de temas como matriciamento em saúde mental, projeto terapêutico singular, psicopatologia, suicídio, abordagens familiares, dentre outros.

Para a gerente da RAPS – Rede de Atenção Psicossocial no Estado do Piauí, Dra. Gisele Martins do Nascimento, muitos projetos tem sido desenvolvidos nesta área e a enfermagem tem papel fundamental, pois está presente de forma direta nos hospitais e unidades de saúde. “Ao final desta capacitação nosso objetivo é termos novas abordagens na área de saúde mental no Piauí”, destacou ela. O curso prossegue nesta quarta (15) e quinta (16), na sede do COREN-PI.



Confira abaixo a programação completa. Mais informações podem ser obtidas através dos números (86) 3222-7861 / 3223-4489 ou 3216-3562



Módulo I

15/06/2016(manhã/tarde)

Matriciamento em saúde mental: articulação com a Saúde da Família

Projeto Terapêutico Singular como ordenador do cuidado na RAPS



16/06/2016 (Manhã/tarde)

Noções sobre psicopatologia e psicofarmacologia

Abordagem aos usuários de substâncias psicoativas



Módulo II

20/07/2016(manhã /tarde)

Risco e crise: (re)pensando na urgência e emergência psiquiátrica nos pilares da Reforma Psiquiátrica Brasileira



Transtornos mentais em crianças e adolescentes



21/07/2016(manhã /tarde)

As abordagens às famílias na saúde mental

Suicídio e as abordagens na atualidade



22/07/2016(manhã /tarde)

Construção de um plano de intervenção para implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem-SAE na RAPS

(COFEN/COREN)



Responsabilidade Ética e Legal da equipe de enfermagem em Saúde mental

Fiscal COREN/PI
Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: